Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto Erê promove Roda de Conversa Ludicidade (En)Cena

Projeto Erê promove Roda de Conversa Ludicidade (En)Cena

publicado: 13/12/2021 16h20 última modificação: 13/12/2021 16h20
Júlia R. Mendes

Para encerrar as atividades deste ano, o projeto de extensão Erê, vinculado ao Colegiado de Psicologia (Cpsi) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), realizará a Roda de Conversa Ludicidade (En)Cena. O evento acontecerá amanhã (14) e na quinta-feira (16), das 19h às 21h, pelo canal do Projeto Erê no YouTube. Durante os dois dias, as rodas de conversa irão reunir uma série de referências no campo da ludicidade. Todos aqueles que se interessarem pela temática podem realizar as inscrições gratuitamente até o primeiro dia do evento.

O público pode se inscrever pelo site do evento. Na mesa redonda desta terça-feira (14), será abordada a “Ludicidade (En)Cena nos contextos institucionais”, na qual será debatida a ludicidade nas diversas instituições, seja escolar, hospitalar e em empresas. As debatedoras convidadas são as professoras Elizângela Alves de Oliveira Pereira, da Secretaria de Educação de Juazeiro; Verônica Côrtes, do Cpsi; e Ana Dulce Batista dos Santos, do Colegiado de Enfermagem (Cenf) da Univasf.

No dia 16, serão apresentados três projetos de extensão da Univasf e da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) sob a temática “Ludicidade (En)Cena em modelo remoto na pandemia”. Os participantes irão conhecer as ações dos projetos: “Brinquedoteca Manoel de Barros”, coordenado pela professora Maísa Antunes, do Departamento de Ciências Humanas (DCH) da Uneb, que tem a participação das estudantes Emanuella Félix, Emanuelle Matias e Lícia Lino; “Núcleo de Cuidado ao Estudante Universitário do Semiárido (NuCeu)”, coordenado pela professora do Cpsi Shirley Macêdo, que será representado pelos estudantes de Psicologia da Univasf Júlio Sol Posto e Maria Helena Maia e Sousa; e do próprio “Erê”, cujas atividades serão apresentadas pela estudante e bolsista Luana Paula Alves dos Santos. “As representantes de cada projeto irão abordar um pouco sobre como foram realizados os trabalhos em modelo remoto, durante a pandemia de Covid-19”, diz Luana.

Os dois eventos também contarão com a participação do coordenador do projeto Erê e professor do Cpsi, Marcelo Ribeiro. As discussões serão mediadas pela estudante Luana Paula Alves dos Santos. Ao final de cada evento, haverá um momento para discussão das temáticas com o público presente à Roda de Conversa.

O Projeto Erê, que conta com apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), tem como proposta trabalhar com brincadeiras e contação de histórias em diversos contextos. Desde o ano passado, o Erê já realizou por volta de 15 oficinas com temáticas variadas, como relacionamentos tóxicos e saúde mental. Entre as atividades promovidas pelo projeto, destacam-se estudos e pesquisas acerca da atividade lúdica. Mais informações sobre o Erê podem ser obtidas no Instagram.

registrado em: , , ,