Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto Pedagógico Institucional (PPI) será tema de mesa redonda na Univasf

Projeto Pedagógico Institucional (PPI) será tema de mesa redonda na Univasf

O evento será em 26 de junho e está com inscrições abertas

publicado: 18/06/2018 16h54 última modificação: 18/06/2018 16h54
Mônica Santos

Com o objetivo de debater sobre a importância do Projeto Pedagógico Institucional (PPI) e dar início às discussões sobre a elaboração do documento na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), será realizada a mesa redonda “Formar, Transformar, Refletir – O que norteia a nossa prática?”. O evento acontecerá no dia 26 de junho, a partir das 15h, no auditório da biblioteca no Campus Sede, em Petrolina (PE).

A mesa redonda é aberta a estudantes, professores e técnico-administrativos em educação da Univasf. As inscrições estão abertas e devem ser feitas pelo Sistema de Gestão de Eventos (SGE). É necessário fazer a inscrição prévia.

A mesa redonda será composta por três palestras. A primeira terá como tema “Identidade e prática docente no Ensino Superior” e será ministrada pela consultora de projetos educacionais Regina Werneck. A segunda palestra irá abordar o tema “Filosofia Educacional como princípio norteador e sua importância na tomada de decisões da universidade” e será apresentada por Nara Pimentel, professora da Universidade de Brasília (UnB) e coordenadora geral de Expansão e Gestão das Instituições Federais de Ensino (Ifes). Para encerrar a programação, a professora Maeve Melo, do Colegiado de Ciências da Natureza do Campus Serra da Capivara (PI), falará sobre: “PPI - o que é e qual a importância da participação de todos na sua construção?”.

De acordo com Josenice Gonçalves, técnica em assuntos educacionais da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), que integra a organização do evento, a iniciativa visa apresentar a importância do PPI para que, posteriormente, haja a formação de uma comissão que irá elaborar o documento da Univasf. Durante o evento, os participantes irão debater sobre a importância da identidade pedagógica da Universidade, sua missão, aspectos relativos à prática docente e os fundamentos educacionais e filosóficos que devem embasar o PPI.

“O PPI é um documento elaborado pela comunidade acadêmica que rege e norteia a comunidade quanto à identidade pedagógica da Universidade. A partir dele poderemos entender a proposta pedagógica e a relação entre Universidade, professor e aluno. Por isso, é primordial entender seu papel e importância, refletir sobre quem somos enquanto universidade para assim, futuramente, formularmos o documento”, afirma.