Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto Plansanear da Univasf está com inscrições abertas para capacitação de municípios na elaboração de Planos Municipais de Saneamento Básico

Notícias

Projeto Plansanear da Univasf está com inscrições abertas para capacitação de municípios na elaboração de Planos Municipais de Saneamento Básico

publicado: 02/07/2024 10h59 última modificação: 02/07/2024 10h59

O Ministério das Cidades (MCID), por meio da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental (SNSA), realiza processo seletivo para capacitação e apoio técnico de municípios da Bahia, Pernambuco e Rio de Janeiro para a elaboração de Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSB). A capacitação será promovida pelo projeto de extensão Plansanear da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) em parceria com a SNSA. O período de inscrição dos municípios será de dez dias corridos, contados a partir de ontem (1º), data de publicação da portaria que regulamenta a seleção.

Os proponentes deverão manifestar seu interesse por meio do endereço eletrônico dsr.selecao@cidades.gov.br, de acordo com os procedimentos estabelecidos no Anexo I da Portaria Nº 591/2024. A manifestação de interesse deve ser feita através de um ofício do chefe do Poder Executivo (Anexo III), declarando que atende a todos os critérios de elegibilidade dispostos no Anexo II da portaria e que se compromete a realizar as ações do Anexo I.

São elegíveis para participar da seleção os municípios com população total de até 50.000 habitantes, de acordo com o Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), exceto os de Regiões Metropolitanas ou Regiões Integradas de Desenvolvimento Econômico (RIDE); que estejam adimplentes junto ao Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), ou ao Sistema Nacional de Informações em Saneamento Básico (Sinisa); e que tenham instituído o Controle Social dos Serviços de Saneamento Básico, realizado por órgão colegiado. Todos as condições e critérios de prioridade estão detalhados na Portaria.

A avaliação e a seleção dos municípios serão realizadas por representantes do Departamento de Saneamento Rural e de Pequenos Municípios (DSR) e do Departamento de Cooperação Técnica (DCOT), ambos da SNSA, e, posteriormente, serão divulgados pelo Secretário Nacional de Saneamento Ambiental. Representantes da Univasf farão o acompanhamento do processo de avaliação e seleção dos municípios em caráter consultivo. O Ministério das Cidades divulgará a lista de municípios selecionados em até 10 dias corridos, contados a partir da conclusão do processo seletivo.