Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto RE-Habitar Ararinha-azul realiza cursos gratuitos em Curaçá (BA) e disponibiliza guias de campo para download

publicado: 28/04/2023 09h08 última modificação: 28/04/2023 09h08
Karen Lima

Guias Implantação de técnicas para a recuperação de áreas degradadas. Foto: arquivo do projeto

Com o objetivo de potencializar as ações de recuperação, regeneração e conservação realizadas em propriedades localizadas nas Unidades de Conservação (UC) da ararinha-azul, em Curaçá (BA), o projeto RE-Habitar Ararinha-azul oferece cursos de capacitação gratuitos na região. Executado pelo Núcleo de Ecologia e Monitoramento Ambiental (Nema) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), o projeto ainda distribui guias de campo aos participantes dos cursos como material de apoio às aulas teóricas e práticas. Para ampliar a divulgação do conhecimento, este material está disponível ao público geral para download gratuito.

De um total de dez cursos, sete já foram realizados. Os temas são relacionados aos trabalhos executados pelo projeto, de modo a também possibilitar a troca de conhecimentos e experiências com os moradores locais e incluí-los em todas as etapas das ações. As capacitações ocorrem na Comunidade Melancia, localizada no interior do Refúgio Silvestre (RVS) da Ararinha-azul, sempre nos fins de semana. As aulas e práticas são guiadas pela equipe de pesquisadores do Nema e todos os participantes recebem certificado.

Até o momento, foram realizados cursos sobre produção de mudas, barragens sucessivas, técnicas para recuperação de áreas degradadas, construção de viveiros, sementes nativas, cordões em contorno, entre outros. A próxima capacitação a ser ofertada será "Monitoramento da recuperação de áreas degradadas". Todas as informações são divulgadas no Instagram do projeto.

Os guias de campo produzidos para os cursos já promovidos estão disponíveis em formato PDF para download gratuito no Sistema Integrado de Bibliotecas (Sibi) da Univasf. Para ter acesso aos e-books é necessário digitar “Projeto RE-Habitar” no campo de pesquisa do Sibi ou baixar os arquivos por meio dos links abaixo. Com imagens, ilustrações, tabelas e informações, o material auxilia na aprendizagem e possibilita que o conhecimento seja replicado. Até o final de novembro, com a finalização desta edição das capacitações, todos os dez guias estarão disponíveis.

Para a pesquisadora do projeto RE-Habitar Ararinha-azul, Cláudia Martins, quanto maior o número de pessoas que se apropriarem do tema da recuperação de áreas degradadas e da conservação, maiores serão os multiplicadores de ações positivas. “Assim como os cursos, que vêm permitindo trocas de experiências entre saberes acadêmicos e tradicionais, os guias foram produzidos com o objetivo de democratizar e popularizar estes conhecimentos de maneira acessível e atraente a todos os públicos”, ressalta.

Guias de campo para download:

Guia 1: Espécies vegetais relevantes para o ciclo de vida da ararinha-azul

Guia 2: Cordões em contorno: tecnologia para a conservação do solo e água no semiárido

Guia 3: Sementes nativas da Caatinga: coleta, beneficiamento e armazenamento

Guia 4:  Barragens sucessivas de contenção de sedimentos