Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto Saúde Inclusiva aborda cosmetologia natural em live nesta sexta-feira (27)

Notícias

Projeto Saúde Inclusiva aborda cosmetologia natural em live nesta sexta-feira (27)

publicado: 27/11/2020 14h42 última modificação: 27/11/2020 14h42
Renata Freitas

Você pode fazer seus próprios cosméticos! É com esta provocação que o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) realiza, nesta sexta-feira (27), mais uma edição do projeto Saúde Inclusiva. A live de hoje será com a bióloga Sophie Bertrand, que falará sobre cosmetologia natural. A transmissão acontece pelo canal do NAI no YouTube, a partir das 20h, com tradução para Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Sophie Bertrand é doutora em Ecologia das Alterações Globais e homeopata, além de iridóloga e raw chef. O debate será mediado pela coordenadora do NAI, Karla Daniele Maciel Luz. “Sophie Bertrand é francesa radicada aqui no Brasil e hoje é um dos maiores nomes da Cosmetologia Natural no País. Será uma emoção e um presente tê-la conosco”, destaca a professora da Univasf.

A discussão sobre o uso de produtos naturais também nos cuidados com a higiene e beleza de pele, corpo, cabelos e unhas é pertinente neste momento de pandemia, em que as pessoas têm buscado cuidar mais da saúde. Entre os assuntos que serão tratados durante a live destaca-se a possibilidade de utilizar ingredientes naturais disponíveis em casa para preparar produtos de beleza e higiene pessoal.

“No contexto de vida atual, além da alimentação muito carregada em produtos processados, a gente também vem usando cada vez mais químicos cosméticos, produtos de higiene, produtos de limpeza, todos carregados de substâncias que vão penetrar na pele, nas nossas células, e provocar danos ao longo dos anos, principalmente porque a gente usa muita coisa em um único dia, cada vez mais cedo. O bebê já sai da maternidade usando cosmético. Esses produtos são extremamente danosos ao nosso funcionamento celular”, observa Karla Daniele.

O projeto “Saúde Inclusiva” visa possibilitar o acesso de pessoas com deficiência às informações sobre saúde, especialmente no atual momento de pandemia. A ação já promoveu três lives sobre os temas “Vitamina D: O que é?”, “Alimentação e doenças autoimunes”; e “A importância do uso de probióticos”. Todas elas estão disponíveis no canal do NAI no YouTube.