Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto Sufica lança série de cartilhas com tema “Manejo Sustentável de Fruteiras na Caatinga”

publicado: 20/09/2022 12h03 última modificação: 20/09/2022 12h03
Júlia Mendes

Manejo Sustentável de Fruteiras na Caatinga. Esse é o título principal da série de cartilhas lançadas pelo projeto Sufica, parceria ente a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e outras instituições de ensino superior e de pesquisa nacionais e estrangeiras. A série é composta por seis volumes que apresentam a biodiversidade encontrada nas fazendas com vinhedos, mangueiras e ambientes de Caatinga no entorno.

Cada cartilha possui um subtema, sendo eles “Práticas agrícolas de baixo impacto”; “Insetos nas fazendas”; “Flora nas fazendas”; Fauna do solo”; “Aves nas fazendas” e “Mamíferos nas fazendas”. As cartilhas abordam tópicos como: espécies que estão nos ambientes de Caatinga e nas fazendas, as relações que essas espécies têm com estes ambientes, como o uso de técnicas de baixo impacto podem tornar o ambiente da fazenda amigável às espécies e os benefícios que a presença dessas espécies promovem em termos de serviços ecossistêmicos. As cartilhas da série “Manejo Sustentável de Fruteiras na Caatinga” podem ser encontradas gratuitamente no site do projeto Sufica.

Liderado pela Universidade de East Anglia (UEA), do Reino Unido, o Susteainable Fruit Farming in the Caatinga: managing ecosystem servisse trade-offs as agriculture intensifies (Sufica) é um consórcio internacional de pesquisadores, que tem como objetivo principal aumentar a competitividade e sustentabilidade da fruticultura do Vale do São Francisco. Financiado pela Comisión Nacional de Investigación Científica y Tecnológica (CONICYT) do Chile e pelo Fondo Newton-Picarte, o projeto conta com a cooperação da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Universidade Federal de Sergipe (UFS), Empresa Brasileira de Agropecuária (Embrapa), Pontifícia Universidade Católica do Chile (PUC), além da Univasf. O Sufica também conta com a participação de produtores de uva e manga das Fazendas Labrunier e da empresa exportadora Primafruit. Mais informações sobre o projeto Sufica estão disponiveis no site