Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto Tempos de Produção realiza palestra sobre “Nível de desenvolvimento e eficiência dos fornecedores PepsiCo”

publicado: 14/02/2022 12h29 última modificação: 14/02/2022 12h29
Júlia R. Mendes

Discutir os diversos aspectos de inovação nas Engenharias e como a Engenharia de Produção sofreu modificações durante o período pandêmico. Esse é o objetivo do Tempos de Produção, projeto de extensão vinculado ao Colegiado de Engenharia de Produção (CPROD) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), que irá realizar mais uma palestra nesta quarta-feira (16), de forma remota. Com o tema “Nível de desenvolvimento e eficiência dos fornecedores PepsiCo”, a segunda edição da temporada será realizada pelo Google Meet, a partir das 19h45. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o início do evento.

O evento é aberto a todos os interessados no tema, que podem realizar as inscrições preenchendo o formulário on-line. O convidado é o administrador Jefferson Tolentino, responsável pelo Procurement na PepsiCo Bebidas do Brasil. Com a mediação do professor Nildo Cassundé, do CPROD, a discussão irá abordar cadeia agroindustrial, ferramentas de estatísticas, como a Análise Envoltória de Dados (DEA), e o outsourcing, um recurso de gestão a partir do qual uma empresa contrata os serviços de outra para desempenhar uma atividade antes realizada por seus próprios colaboradores.

Segundo Cassundé e Tolentino, a PepsiCo é a maior envasadora de água de coco do Brasil e está localizada na cidade de Petrolina (PE). De acordo com eles, a operação da empresa forma um grande cluster no Vale do São Francisco. “Conhecer e compreender o funcionamento e dinamismo dessa importante agroindústria, como também a cultura do coco, permitirá aos gestores identificar e valorizar os gargalos da cadeia produtiva e desenvolver práticas gerenciais capazes de otimizar o trato cultural nas fazendas”, afirma Cassundé, que ressalta a necessidade de debater sobre a competitividade dessa cadeia, demonstrar suas características e funcionamento.

O projeto Tempos de Produção é desenvolvido pelo Colegiado de Engenharia de Produção desde 2016, sob a coordenação do professor Paulo Pereira. A iniciativa visa apresentar e debater temas importantes relacionados à Engenharia de Produção e à atuação dos profissionais da área.