Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto "Vem para Univasf" promove visitas guiadas para turmas do 3º ano do ensino médio

publicado: 09/03/2023 15h51 última modificação: 09/03/2023 15h51
Júlia Mendes

Com a chegada do ensino médio, os estudantes se deparam com o momento de tomar algumas decisões, como a escolha de uma universidade e de um curso superior. Para apresentar seus cursos, formas de ingresso e infraestrutura, a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) irá promover, entre os dias 20 e 24 de março, visitas guiadas à Instituição. O projeto “Vem para Univasf”, realizado pela Coordenação Pedagógica (CP) da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), receberá estudantes do 3º ano do ensino médio de escolas públicas e privadas. Há cinco vagas disponíveis para escolas das regiões onde a Univasf possui campus, que podem se inscrever até 14 de março.

Para se inscrever, as escolas devem encaminhar um e-mail para a Coordenação Pedagógica da Pró-Reitoria de Ensino (Proen) pelo endereço coordenacaopedagogica@univasf.edu.br. As visitas acontecerão em dois turnos, manhã e tarde, no Campus Sede da Univasf, em Petrolina (PE), e serão conduzidas por técnicos em Educação da Coordenação Pedagógica, com o auxílio de estagiários, técnicos de laboratório e da Prefeitura Universitária.
Nesta edição inicial do projeto, os estudantes irão conhecer algumas das instalações da Universidade, como biblioteca, Restaurante Universitário (RU), diretórios acadêmicos, blocos de salas de aula, laboratórios e Centro de Estudos e Práticas em Psicologia (Ceppsi). Os visitantes também irão receber informações sobre a estrutura organizacional na Univasf; cursos oferecidos nos diversos campi; formas de ingresso e políticas de assistência estudantil, além de conversar com discentes da Univasf.
Segundo a coordenadora pedagógica da Univasf, Danielle Dantas, o Plano de Desenvolvimento Institucional da Univasf (PDI) 2016-2025 tem como um dos seus objetivos aprimorar a relação da Universidade com a educação básica e, como meta, propõe uma política de promoção das condições de acesso do estudante de ensino médio à universidade, especialmente aquele em situação de vulnerabilidade socioeconômica. “Um momento como esse vem ao encontro desse objetivo, no sentido de promover maior aproximação com as escolas da região e, ao mesmo tempo, oferecer aos estudantes a oportunidade de conhecer a Univasf e também despertar o desejo de fazerem parte dela”, ressalta.