Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projetos da Univasf e da Facape inauguram novo ambiente de inovação tecnológica para fruticultura no Vale do São Francisco

Notícias

Projetos da Univasf e da Facape inauguram novo ambiente de inovação tecnológica para fruticultura no Vale do São Francisco

publicado: 17/09/2024 14h49 última modificação: 18/09/2024 11h53


Espaço Agromaker: parceria que une Univasf, Facape, Senar, Sebrae e Sudene, entre outros parceiros.

O agronegócio no Vale do São Francisco conta a partir de agora com um novo ambiente inteiramente dedicado ao desenvolvimento de ações de pesquisa, extensão, inovação e novas tecnologias voltadas à cadeia da fruticultura. O Espaço Agromaker, inaugurado no último dia 10 de setembro e localizado no Centro de Excelência em Fruticultura (CEF) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), em Juazeiro (BA), está vinculado aos projetos Agrolabs e FruiTech, uma parceria que une a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e a Faculdade de Petrolina (Facape), além de outros parceiros.

O evento contou com a presença da reitora em exercício da Univasf, Lucia Marisy de Oliveira; e dos coordenadores dos projetos FruiTech e Agrolabs, os professores Valdner Ramos, da Univasf, e Ricardo Amorim, da Facape, respectivamente. Também estiveram presentes representantes do Senar; do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), entre outros parceiros, produtores, professores e estudantes das instituições envolvidas.

“O Espaço Agromaker funcionará como um ambiente de inovação para o desenvolvimento de protótipos e a validação de soluções tecnológicas. Nós queremos desenvolver na nossa região a cultura da inovação e do uso de novas tecnologias no agronegócio e, principalmente, na fruticultura”, afirma o professor Valdner Ramos, do Colegiado de Administração. Criado com apoio do Senar, da Sudene e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Engenharia de Software (INES), o novo espaço também será destinado à realização de cursos, workshops, hackatons e outras atividades de formação e capacitação voltadas ao setor agrícola.

Durante o evento, houve a apresentação das ações dos dois projetos e o lançamento do site do Agrolabs, por meio do qual serão divulgadas as atividades realizadas, dados de pesquisas e estatísticas sobre diferentes tipos de frutas cultivadas no Vale do São Francisco e em outras regiões do país, entre outras informações. Também foi realizado o lançamento de uma nova turma do curso de Fruticultura Digital, que acontecerá no CEF/Senar.

A turma piloto, com 30 participantes, está na etapa final da formação, que tem 189 horas de carga horária e previsão de encerramento em outubro. “Nossa meta é formar 210 pessoas nesse curso em um período de dois anos”, informa Ramos. De acordo com o professor, o edital de seleção de estudantes para a segunda turma será lançado em breve. Ele também destaca o início do processo de aceleração de 11 startups que atuam na área da fruticultura, que será realizado em parceria com o Sebrae e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (Secti-BA).


Ambiente para desenvolvimento de protótipos e  validação de novas tecnologias, além de formação e eventos diversos.

O evento de inauguração do Espaço Agromaker contou ainda com a realização de uma mesa de debate sobre o tema “Uso de Drone na Fruticultura”, que teve como debatedores o professor Ícaro Maia, do Colegiado de Engenharia Agronômica (Ceagro) da Univasf; Arthur Grimaldi, da GM Drones; e Junior Gouveia, da JR Tech; que teve como mediador o instrutor do Senar Fabrício Almeida. Também foi anunciada a realização de uma pesquisa sobre o uso de drones na agricultura, que será realizada em parceria com o grupo de pesquisa FrutVasf, liderado pelo professor do Ceagro Ítalo Lucena. Esse estudo terá a participação da equipe dos projetos Agrolabs e FruiTech e será realizado com os equipamentos financiados com apoio da Sudene.