Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projetos de extensão são destaque do estande da Univasf na Fenagri 2023

Projetos de extensão são destaque do estande da Univasf na Fenagri 2023

publicado: 10/08/2023 18h09 última modificação: 11/08/2023 11h12

Grupo de pesquisa Plantas Ornamentais do Vale do São Francisco (Povasf) na Fenagri.

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) está presente na Feira Nacional da Agricultura Irrigada (Fenagri) 2023, que começou ontem (9) e acontece até sábado (12) no Pátio de Eventos Ana das Carrancas, em Petrolina (PE). No estande da Instituição, organizado pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex), diversos projetos de extensão apresentam suas ações para os visitantes da feira, aberta ao público a partir das 18h.

Uma das iniciativas presentes é o Agrotec, projeto de extensão tecnológica coordenado pelo professor Anderson Miranda de Souza, do Colegiado de Zootecnia. O projeto apresenta no evento o laboratório de análise de solos e uma unidade demonstrativa de produção de camarão em águas interiores, que mostra o potencial e a viabilidade dessa cadeia produtiva no Vale do São Francisco.

O colorido da produção de flores do grupo de pesquisa Plantas Ornamentais do Vale do São Francisco (Povasf), liderado pela professora Márkilla Zunete, do Colegiado de Engenharia Agronômica (Ceagro), também está em exposição na Fenagri. O Povasf apresenta uma pequena mostra da produção do setor de Floricultura da Univasf e mostra o potencial do cultivo de flores e plantas ornamentais na região. Outro projeto presente no estande da Univasf é o Museu Itinerante de Anatomia Animal. Coordenado pelo professo Marcelo Faria, do Colegiado de Medicina Veterinária (CMVET), o museu está com diversas peças do seu acervo em exposição.

Os visitantes também poderão ver o veículo off-road do Baajatinga; o carro do FSAE Carcará, que conquistou recentemente uma premiação na 19ª Competição de Fórmula SAE Brasil; o avião do F-Carranca e o foguete do projeto Cactus Rockets. Estão presentes ainda duas Empresas Juniores (EJs): a Cultive Jr., composta por estudantes de Engenharia Agrícola e Ambiental; e a Solucione Jr., que reúne estudantes das Engenharias Mecânica e de Produção.

“Nosso estande está muito rico em projetos e ações e a participação de muitos estudantes e professores transmitindo informações interessantes para o público. Esta é uma boa oportunidade para as pessoas conhecerem de perto algumas das realizações da Univasf e a atuação da comunidade acadêmica na extensão universitária”, conta a pró-reitora de Extensão, Michelle Christini Araújo.

Uma das maiores feiras de fruticultura irrigada da América Latina, a Fenagri está em sua 28ª edição. A feira volta a ser realizada depois de quatro anos sem acontecer em virtude da pandemia de Covid-19.

registrado em: , ,