Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Queda de cabelo após a Covid-19 é pauta do podcast Além da Pele

Queda de cabelo após a Covid-19 é pauta do podcast Além da Pele

publicado: 22/10/2021 12h20 última modificação: 22/10/2021 12h20
Júlia R. Mendes

Contrair a Covid-19 pode acarretar diversos problemas, entre eles queda de cabelo. Essa consequência da doença provocada pelo vírus Sars-Cov-2 é pauta do novo episódio do podcast Além da Pele. Produzido pela Liga Acadêmica de Dermatologia (Laderme) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), o podcast explica os mecanismos da queda de cabelo e outras curiosidades sobre o assunto. A edição, que tem como título “Queda de cabelo pós Covid-19”, já está disponível nas plataformas digitais.

A convidada do quarto episódio é a dermatologista Graziele Brandão, médica graduada pela Univasf e residente de Dermatologia pelo Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), com pós-graduação em Atenção Básica, pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). A dermatologista explica, junto com os estudantes que compõem a Laderme, por que ocorre a queda de cabelo devido à Covid-19, como saber se a quantidade de cabelo que está caindo pode ser considerada normal, em qual momento o sintoma se inicia, as diferenças entre os sexos, se pessoas com predisposição à calvície são mais prejudicadas, fatores de risco, prevenção e muito mais.

A queda de cabelo é um dos sintomas mais comuns que persistem após a infecção pelo vírus Sars-Cov-2. Essa complicação atinge de 25% a 30% dos pacientes. Os ouvintes podem encontrar esse e os demais episódios do Além da Pele nas plataformas Spotify, Anchor, Google Podcasts, Breaker, RadioPublic e Pocket Casts.

O podcast Além da Pele é um canal de comunicação que trata sobre saúde, bem-estar e dermatologia. O projeto, que conta com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), faz parte das atividades realizadas pela Liga Acadêmica de Dermatologia (Laderme) da Univasf. A Laderme foi criada em 2017, é composta por estudantes do curso de Medicina e coordenada pelo professor Itamar Santos. A Liga Acadêmica (LA) trata de saúde pública e outras áreas do saber da área de Dermatologia. Mais informações sobre a Laderme podem ser encontradas no Instagram.