Você está aqui: Página Inicial > Notícias > "Reforma do Ensino Médio, Trabalho Docente e Ensino de Geografia" é tema de seminário que acontece em novembro

publicado: 11/09/2024 15h22 última modificação: 11/09/2024 15h22

Discutir os impactos da implementação da reforma do ensino médio sobre o trabalho de docentes da educação pública brasileira é o principal objetivo do "Seminário Reforma do Ensino Médio, Trabalho Docente e Ensino de Geografia: o que dizem os sujeitos e as pesquisas". O evento, organizado por diversas instituições de ensino brasileiras e entre elas a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), acontecerá no Auditório Milton Santos, no Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo (USP), em São Paulo (SP), nos dias 4 e 5 de novembro. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 25 de outubro.

O Seminário Reforma do Ensino Médio é destinado a docentes, mas será aberto para os demais interessados na temática. As inscrições para participar do evento como ouvinte devem ser realizadas através de formulário eletrônico, disponível no site do seminário. As submissões de trabalhos foram prorrogadas até 23 de setembro. Os trabalhos devem estar relacionados à temática do evento, com discussões acerca de temas como reforma do ensino médio, trabalho docente e ensino de geografia. As normas para submissão estão disponíveis no site do evento.

A programação terá início com a conferência de abertura “A Reforma do Ensino Médio: Uma Agenda Urgente de Pesquisa e Ação”, ministrada pela professora da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Nora Rut Krawczyk. Durante o evento, haverá apresentações e debates de pesquisas desenvolvidas por docentes de escolas e universidades brasileiras e estrangeiras, além de mesas temáticas sobre “A multiescalaridade das reformas educacionais”, “Juventudes e ensino médio”, “A reforma do ensino médio e o trabalho docente em Geografia” e “Os efeitos da reforma sobre a formação docente em Geografia”.

O docente do Colegiado de Geografia (CGeo) da Univasf Átila de Menezes Lima, membro da comissão organizadora do seminário, destaca que o evento irá contribuir para discussões e divulgação de pesquisas sobre a temática, além de promover conexões entre os participantes. “O evento visa ampliar o debate com professores da educação básica que têm vivenciado a rotina da precarização do ensino e do trabalho. É uma forma de denunciar a precarização do trabalho docente, que inclui a precarização da formação inicial e, sobretudo, a continuada. Também permitirá ao público uma leitura mais ampla sobre a reforma do ensino médio em todos os Estados da Federação”, comenta o professor.

Além da Univasf, integram a organização do seminário a Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Universidade Federal de Alfenas (Unifal), Instituto Federal Catarinense (IFC), Universidade Estadual Paulista - Rio Claro (Unesp), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e o Colégio Pedro II. Mais informações sobre o seminário podem ser acessadas no site.

registrado em: , , ,