Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria e movimento sindical da Univasf avançam nas discussões sobre projeto de expansão para Salgueiro (PE)

Notícias

Reitoria e movimento sindical da Univasf avançam nas discussões sobre projeto de expansão para Salgueiro (PE)

publicado: 11/05/2017 11h25 última modificação: 11/05/2017 11h32
Klene Aquino/Gabinete da Reitoria

O vice-reitor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Telio Nobre Leite, recebeu  representantes da Seção Sindical dos Docentes da Univasf (SindUnivasf) e do Comando de Mobilização da categoria para reunião da mesa sindical, realizada na última terça-feira (9), no Gabinete da Reitoria, em Petrolina (PE).  Em pauta, o projeto encaminhado pelo Ministério da Educação (MEC) à Univasf que visa à implantação de um campus universitário no município pernambucano de Salgueiro, localizado no Sertão Central do Estado.  Conforme ressaltou Telio Leite, o diálogo mantido com as entidades de base objetiva ampliar os instrumentos e os meios de análise conjunta sobre os possíveis encaminhamentos às demandas da comunidade acadêmica.  Durante a reunião foram abordados, além do projeto de expansão da universidade, pautas locais dos campi Sede, Ciências Agrárias (CCA), Juazeiro, Senhor do Bonfim, Paulo Afonso e Serra da Capivara, aos quais se refere o ‘item B’ do Ofício SindUnivasf 005/2017, enviado à Reitoria no último mês de abril.  No documento, a SindUnivasf solicita a “incorporação dos 122 pontos da mesa sindical no processo de negociação”.

De acordo com relatório da Reitoria que será encaminhado à Presidência da SindUnivasf no final deste mês, entre os temas citados, 25% abrangem demandas do campus Serra da Capivara; 19% de Senhor do Bonfim; 13% de Paulo Afonso; 23% de Ciências Agrárias (CCA); 8% de Petrolina (Campus Sede) e 12% de Juazeiro, algumas já concluídas ou em atendimento e outras em estudo. As respostas da Reitoria a todos os itens serão consolidadas e encaminhadas à SindUnivasf até o dia 31 de maio próximo, prazo acordado em reunião anterior com a mesa sindical. O vice-reitor também assumiu o compromisso de antecipar para a próxima terça-feira (16/05), as respostas sobre alguns pontos dos temas relacionados principalmente as questões de infraestrutura nos campi que concentram quase 50% das demandas. 

Durante o encontro também foi discutida a possibilidade de um novo prazo para deliberação do projeto de expansão no Conselho Universitário (Conuni). A dilatação da data de votação, sugerida pelo Comando de Mobilização Docente, representada pelo professor Nilton de Almeida, converge com o entendimento da Reitoria que visa ampliar o debate sobre as garantias orçamentárias, e os estudos do quantitativo de professores e técnicos para dar suporte a um novo campus. A data inicial para a matéria ser votada no Conuni é 26 de maio, mas poderá estender-se até a primeira quinzena de junho próximo, em tempo hábil para que a Univasf responda ao MEC, e no caso de aprovação, os recursos programados para implantação do campus possam ser incluídos no orçamento federal.   

O vice-reitor destacou o empenho da Reitoria na divulgação do projeto de expansão nos meios de comunicação institucionais. No dia 3 de abril foi publicado no portal da Univasf um comunicado assinado pelo reitor Julianeli Tolentino, no qual são publicizados documentos, cronograma de atividades para apresentação da proposta à comunidade acadêmica e informações relativas aos trâmites e à forma de diálogo estabelecida com o MEC e, internamente, junto ao Conuni.  No mês de abril foram realizados debates em todos os campi e, paralelamente, em reuniões dos fóruns permanentes com os servidores técnico-administrativos e de coordenadores dos colegiados acadêmicos. O tema também repercutiu na imprensa, blogs da região e foi pauta da edição de 28 de abril passado, do caderno Cotidiano do Jornal Folha de Pernambuco. Na quarta-feira (10/05), o vice-reitor Telio Leite participou de entrevista em emissora de rádio local - Petrolina FM – no programa Edenevaldo Alves. Durante a sua fala ele reafirmou que a Reitoria é favorável à expansão, enfatizando a perspectiva de aprovação no Conuni. 

COMISSÃO EXPANSÃO SALGUEIRO

Outra iniciativa vinculada ao projeto de expansão, aprovada pelo Conselho Universitário (Conuni) envolve a criação de comissão específica para acompanhamento dos trabalhos, conforme decisão 19/2017- Conuni e a Portaria do Reitor 266, de 09 de maio de 2017 que a institui. Foram designados oito membros para composição da Comissão Expansão Salgueiro, três indicados pela Reitoria, dois pelos Colegiados Acadêmicos de Engenharia da Computação e de Engenharia de Produção e três pelo Conuni, representantes dos servidores dos quadros técnico-administrativos, docente e do corpo discente. Temporariamente, os trabalhos serão coordenados pelo vice-reitor Telio Leite, membro decano e candidato à presidência da comissão. A escolha do presidente ocorrerá durante a primeira reunião marcada para esta quinta-feira (11). Também serão definidos o regimento de funcionamento, atribuições e cronograma de trabalho.  Como presidente interino, Telio Leite sugeriu à Sindunivasf indicar um observador, representante do movimento sindical, para acompanhamento das atividades da comissão.

“Achei uma reunião muito positiva. As nossas pautas foram contempladas, as demandas elencadas pelo comando de mobilização, fortalecimento da pesquisa, extensão e assistência estudantil. Além disso, há possibilidade de flexibilizar o prazo para discussão do campus Salgueiro, entrada de um membro do comando (comando de mobilização docente) na comissão como observador e discussão sobre o processo. Então foi uma reunião com um bom foco nas negociações e houve flexibilidade e diálogo”, disse o presidente da Sindunivasf, Marcelo Ribeiro.  Da Sindunivasf também participaram da reunião, os professores Cesar Silva e Mabel Freitas; do Comando de Mobilização Docente, professor Nilton de Almeida. Também presentes, o prefeito universitário José Edilson e os pró-reitores Mônica Tomé (Ensino), Jackson Guedes (Pesquisa, pós-graduação e Inovação) e Antonio Pires Crisóstomo (Gestão e Orçamento)

 “A nossa expectativa é que este tema chegue para votação no Conuni subsidiado com informações objetivas, a partir de debates qualificados com a comunidade acadêmica e com a contribuição das entidades de base. Mas isso só será possível com a participação efetiva de todos os atores envolvidos neste processo, o nosso empenho é neste sentido, afinal a proposta de expansão é uma decisão importante para a nossa comunidade e de grande impacto para a região”, avalia Telio Leite.

De acordo com o projeto de expansão para o município de Salgueiro, a previsão inicial é de funcionamento de duas graduações, Engenharia de Produção e Ciência da Computação, sugeridas pelo MEC com base em estudo técnico que considerou a capacidade de investimento, infraestrutura e a perspectiva de uma plataforma logística multimodal no munícipio. Conforme a Reitoria da Univasf, a indicação dos cursos também será debatida no Conuni.