Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reunião Anual do FOPROP-NE 2025 debate na Univasf estratégias e políticas públicas para pesquisa e inovação

Notícias

Reunião Anual do FOPROP-NE 2025 debate na Univasf estratégias e políticas públicas para pesquisa e inovação

publicado: 08/08/2025 16h07 última modificação: 08/08/2025 16h07

A abertura do evento foi realizada no auditório da biblioteca do Campus Sede.

Gestores de diversas Instituições de Ensino Superior do Nordeste participam da Reunião Anual da Regional Nordeste 2025 do Fórum Nacional de Pró-Reitoras e Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (FOPROP-NE), que teve início na quarta-feira (6) na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Petrolina (PE). O evento, que marca os 40 anos do Fórum, reúne 90 participantes, entre pró-reitores, diretores e coordenadores de programas de pós-graduação, pesquisa e inovação e se estenderá até amanhã (8), promovendo o debate sobre estratégias e políticas públicas para o desenvolvimento da pesquisa, ciência, tecnologia e inovação nas universidades da região. 

A cerimônia de abertura foi realizada no período da noite, no auditório da biblioteca, no Campus Sede. A solenidade teve a presença do reitor da Univasf, Telio Nobre Leite; da coordenadora do FOPROP-NE, Iraildes Pereira Assunção; da vice-presidente do FOPROP Nacional, Silvia Márcia Ferreira Meletti; da coordenadora da Reunião Anual 2025 Nordeste, Helena Matos; da diretora-presidente da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe), Fernanda Pimentel; e do presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi), João Xavier da Cruz Neto.

Também esteve presente o diretor de Programas e Bolsas (DPB) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Luis Antonio Pessan, que ministrou a palestra de abertura do evento. Ele falou sobre o tema “Ações e políticas da Capes para a redução das desigualdades regionais na pós-graduação: desafios e perspectivas para o Nordeste” e traçou um panorama geral sobre os programas de pós-graduação ofertados pelas instituições da região.

A coordenadora do FOPROP-NE, Iraildes Pereira Assunção, pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), destacou a programação diversificada da Reunião, construída de forma coletiva pelos membros do Fórum. “Reflete a maturidade institucional do nosso Fórum e reafirma seu papel como espaço de articulação qualificada, defesa da ciência e promoção da equidade regional do sistema nacional de pós-graduação”, afirmou. 

A realização da reunião na Univasf é muito relevante para o pró-reitor de Pesquisa da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Thieres George da Silva. “A reunião acontece em uma instituição situada numa região que demanda muito desenvolvimento científico e tecnológico e muita inovação e a Univasf tem a oportunidade de trazer as experiências dos colegas locais. Para nós, que estamos fora da região, é importante para conhecermos outras realidades”, comentou Silva.

A pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Silvana Luciene Costa, participa do Fórum há 8 anos e disse que as discussões são muito enriquecedoras. “Esperamos sempre muitas trocas, novos aprendizados, compartilhamento de experiências e busca de soluções para os problemas existentes nas nossas instituições e para as assimetrias na pós-graduação”, comentou. Para ela, o evento possibilita, além de conhecer a realidade de outras instituições de ensino, estabelecer novas parcerias e estratégias para o desenvolvimento dessas áreas. Já a pró-reitora adjunta de Pós-Gradução e Pesquisa da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Melânia Farias, destacou a acolhida da Univasf no evento e disse se tratar de um evento muito importante, por acontecer no início de um novo quadriênio da pós-graduação. 

A pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da Univasf e coordenadora da Reunião Anual de 2025, Helena Matos, frisou que a reunião anual do FOPROP-NE possibilita o fortalecimento das relações interinstitucionais na região e o debate sobre temas de grande valor para o desenvolvimento do ensino superior no Nordeste. 

O reitor Telio Leite frisou o caráter estratégico do evento. “A realização da Reunião do FOPROP-NE na Univasf é um marco para a Instituição e para a pós-graduação, a pesquisa e a inovação na nossa região. É importante reconhecermos a nossa trajetória, os desafios que ainda temos, mas precisamos avançar cada vez mais e o FOPROP tem um papel estratégico para continuarmos avançando na pesquisa, pós-graduação e na inovação no país e principalmente na região Nordeste”, disse.

Esta edição da Reunião do FOPROP-NE aborda temáticas diversas, a exemplo do Plano Nacional de Pós-graduação e o novo processo avaliativo na pós-graduação, as assimetrias inter e intrarregionais, assim como apoio e financiamento. O evento tem a participação de palestrantes de vários órgãos de fomento à pesquisa e pós-graduação, como a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), além das Fundações de Apoio à Pesquisa (FAPs) dos três estados onde a Univasf está presente: Facepe, de Pernambuco; Fapesb, da Bahia; e Fapepi, do Piauí. 

Durante a quinta-feira (7), os gestores participaram de rodas de conversa sobre pós-Graduação e empregabilidade no Nordeste e sobre o papel da pesquisa e da inovação no progresso do Vale do São Francisco. Também participaram de uma visita técnica guiada à Vinícola Rio Sol e assistiram uma palestra sobre o tema “Inovação na vitivinicultura do Semiárido brasileiro”, ministrada pelo diretor de Inovação da Univasf, Daniel Costa.

Na manhã desta sexta-feira (8), foram debatidos os temas “Do processo avaliativo ao PNPG: novos desafios e possibilidades” e “Rede pesquisa para o desenvolvimento do Nordeste”, essa última com a participação de representantes da Capes e das FAPs. A reunião prossegue até o final da tarde de hoje com uma mesa redonda sobre “Ações estratégicas para o desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação da região Nordeste”, com a presença do vice-presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação da Câmara dos Deputados, deputado Federal Lucas Ramos; do diretor Financeiro, de Crédito e Captação da Finep, Marcio Stefani; do diretor de Negócios do Banco do Nordeste, Luiz Abel Amorim de Andrade; do economista da Sudene, José Farias; e do gerente de Planejamento e Estratégia da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), Emanoel Loreto Querette.