Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Revista Dramaturgia em Foco lança edição temática sobre Tennessee Williams

Revista Dramaturgia em Foco lança edição temática sobre Tennessee Williams

publicado: 10/01/2024 12h40 última modificação: 10/01/2024 14h48

A Dramaturgia em Foco, revista do Grupo de Pesquisa Narrativas e Visualidades (Narravis) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), publicou em dezembro uma nova edição. A segunda edição do ano (v. 7, n. 2, 2023), é temática, em memória dos 40 anos sem a presença de Tennessee Williams, dramaturgo estadunidense considerado um dos maiores autores do século XX. A revista Dramaturgia em Foco é semestral e se dedica à publicação de trabalhos específicos, com foco em textos teatrais.

Esta nova edição possui 444 páginas, com a publicação de 17 artigos, cinco ensaios e uma entrevista, escritos por autores brasileiros e também estrangeiros, de diversos países, como Argentina, Estados Unidos, França, Itália e Chipre. Entre os textos nacionais e internacionais publicados estão: “As primeiras produções das peças de Tennessee Williams em São Paulo”, de David Medeiros Neves; “Uma Rosa para Tennessee Williams”, de Mayumi Denise S. Ilari; “What weird meant to Williams”, de David Kaplan, dos Estados Unidos; e “Symbolic creatures: Spirituality and Evanescence in Tennessee Williams´ s plays and short stories”, de Anthoullis Demosthenous, do Chipre.

A capa desta edição é o retrato de uma cena da peça A noite do iguana, 1961, de Tennessee Williams, e revela os atores Bette Davis e Patrick O ́Neal no Royale Theatre, em Nova Iorque. O dramaturgo influenciou a escrita e a produção teatral em diversas partes do mundo, inclusive no Brasil, como a dos autores David Kaplan e Anthoullis Demosthenous, que são diretores de teatro. A edição pode ser acessada na página da revista.

O Narravis também complementou, recentemente, a edição da revista lançada no primeiro semestre de 2023 (v. 7, n. 1, 2023). Este número, ilustrado pela capa ao lado, possui textos variados, que contaram com a autoria de pesquisadores brasileiros de diversas instituições, sendo no total oito artigos e uma peça em domínio público. Entre os artigos está “Mulheres que reinam, mulheres que morrem: uma análise de Negra Bá, de Heloísa Maranhão”, de Larissa de Cássia Antunes Ribeiro; e na seção “Textos em domínio público”, a peça “Volúpia”, de Guilhermina Rocha, é disponibilizada aos leitores com uma apresentação e contextualização da pesquisadora Valéria Andrade. Este número está disponível para acesso neste link.

Criada em 2017, a revista Dramaturgia em Foco possui como editor-chefe o professor Fulvio Torres Flores, do Colegiado de Artes Visuais (Cartes), e tem publicado trabalhos de professores e discentes de diversas instituições de ensino superior do país. A revista é indexada pelo Latindex, Diadorim, Google Scholar e Livre, e também tem uma conta no Instagram, com o propósito de divulgar suas publicações, difundir ideias sobre dramaturgia e teatro, apresentar excertos de peças e celebrar datas comemorativas. Mais informações sobre a Dramaturgia em Foco podem ser acessadas no site e no Instagram da revista.