Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Roda de conversa e oficina em São Raimundo Nonato (PI) discutem cotas raciais

Roda de conversa e oficina em São Raimundo Nonato (PI) discutem cotas raciais

publicado: 26/09/2023 17h18 última modificação: 26/09/2023 17h18

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em parceria com o Instituto Federal do Piauí (IFPI), realizará a roda de conversa “Cotas Raciais na Educação Superior: Desafios e desdobramentos na Promoção da Diversidade e Equidade” na quinta-feira (28) e a oficina “Heteroidentificação como instrumento de efetivação das cotas raciais, na prática” na sexta-feira (29), em São Raimundo Nonato (PI).  Os eventos têm como objetivo discutir as experiências a respeito da heteroidentificação como instrumento de efetivação da inclusão via cotas raciais na educação superior. Os eventos são abertos à participação de toda a comunidade. As inscrições são gratuitas e estão abertas.

Para participar da roda de conversa é necessário se inscrever neste link e para a oficina por este link. A roda de conversa será realizada no auditório do Campus Serra da Capivara da Univasf, a partir das 19h, com certificado emitido pela Instituição. O evento terá como palestrantes o coordenador de Políticas Afirmativas, Diversidade e Inclusão, Éverton Cristian Rodrigues de Souza; o docente do Colegiado de Antropologia da Univasf, Alcides Lopes; e a docente do curso técnico em Agropecuária do IFPI, Silia Maria Negreiros Sousa. A mediação será realizada pela professora do curso de Turismo e Hospitalidade do IFPI, Josilene Campos.

Com duração de três horas, a oficina será realizada no auditório do IFPI, a partir das 9h. A atividade será ministrada pelos professores Éverton Cristian e Silia Sousa, com certificado emitido pelo IFPI. A oficina irá discorrer sobre os aspectos importantes para a capacitação dos membros da comissão de heteroidentificação, seguindo os fundamentos jurídicos da heteroidentificação étnico-racial.

Os eventos são uma realização do Grupo de Trabalho (GT) Diversa, vinculado à Coordenação de Políticas Afirmativas, Diversidade e Inclusão (CPADI) da Univasf e do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) do IFPI. Outras informações estão disponíveis na página do instagram da CPADI.