Notícias
Saúde e plantas medicinais são tema de evento da Liga Acadêmica de Medicina de Família e Comunidade (Lamfac)
Discutir sobre a potencialidade das plantas medicinais, especialmente no contexto da atenção primária à saúde. Este é o intuito da sessão aberta que será promovida pela Liga Acadêmica (LA) de Medicina de Família e Comunidade (Lamfac) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). A sessão tem como tema “Educação popular em saúde sobre plantas medicinais” e será realizada nesta sexta-feira (27), às 18h. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas gratuitamente até o dia do evento, com direito a certificação.
A sessão é direcionada a estudantes e profissionais da área da saúde, principalmente àqueles que atuam no contexto da atenção primária à saúde. Os interessados podem realizar as inscrições através do site do evento. As orientações sobre a plataforma de transmissão serão enviadas aos e-mails dos inscritos. O evento tem três convidados confirmados: a professora do Instituto Federal do Sertão Pernabucano (IF SertãoPE) Flávia Cartaxo e os médicos egressos da Univasf Artur Alves e Marcel Luis. Cada palestrante terá 20 minutos para discorrer sobre a temática, abordando tópicos como a construção e o papel social de hortas medicinais nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), participação e empoderamento popular no processo de cuidado através das plantas medicinais e o uso de plantas medicinais baseado em evidências científicas. A sessão terá um momento de debate após as falas dos palestrantes.
De acordo com a presidente da Lamfac, a estudante de Medicina Bianca Barbosa, é importante a valorização e o reconhecimento das potencialidades das plantas medicinais no processo de cuidado dos indivíduos. “A sessão será um espaço de diálogo entre o saber popular e o científico, em que iremos debater sobre a importância das plantas medicinais para o autocuidado, autonomia e valorização da ancestralidade das comunidades”, destaca.
A Lamfac, vinculada à Pró-Reitoria de Extensão (Proex), é formada por um grupo de estudantes com interesse pela área de Medicina de Família e Comunidade. A LA realiza atividades que visam sensibilizar mais estudantes para a formação de médicos generalistas e voltados para o Sistema Único de Saúde (SUS). Os ligantes, como são chamados os membros das LAs, participam de sessões internas semanalmente, simpósio e outras atividades. Mais informações sobre o trabalho desenvolvido pela Lamfac estão disponíveis no Instagram da liga.