Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Secretaria de Saúde de Pernambuco realiza seleções para Programas de Residência Médica e de Residência em Área Profissional de Saúde com vagas para Univasf

publicado: 26/10/2023 16h08 última modificação: 26/10/2023 16h08

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) está com inscrições abertas para processos seletivos para os Programas de Residência Médica e de Residência em Área Profissional de Saúde (Uniprofissional e Multiprofissional) para as turmas de 2024, com vagas para a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). A seleção para a Residência Médica disponibiliza 20 vagas para a Univasf e a seleção para a Residência em Área Profissional de Saúde oferta 15 vagas para a Instituição. Os processos seletivos serão realizados pelo Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco (Iaupe). As inscrições para ambos podem ser efetuadas até as 23h59 de 19 de novembro.

Residência Médica

As inscrições para a seleção para o Programa de Residência Médica devem ser feitas por meio deste link. Podem participar estudantes de Medicina que comprovem a conclusão do curso até a data da matrícula na SES-PE ou graduados que atendam aos pré-requisitos específicos do edital. Os documentos necessários para a inscrição constam no edital, disponível no site do Iaupe. A taxa de inscrição é de R$ 600,00. Os candidatos que preencherem os requisitos determinados no edital podem solicitar isenção do pagamento até 29 de outubro.

As vagas na Univasf são para as áreas de Anestesiologia (1 vaga), Cirurgia geral (1 vaga), Ortopedia/Traumatologia (3 vagas), Radiologia e diagnóstico por imagem (1 vaga) e Medicina de família e comunidade (14 vagas). O quadro de vagas está disponível neste link. Os residentes selecionados receberão bolsa mensal no valor de R$ 4.106,09.

O processo seletivo ocorrerá por meio de prova escrita e análise de currículo. As provas serão realizadas em 10 de dezembro no Recife (com qualquer número de inscritos), e em Petrolina, se houver um mínimo de 100 inscritos que optem por fazer a prova nesse município. O resultado final será divulgado até 25 de janeiro de 2024 e o início das residências será em 1º de março de 2024. O cronograma completo e as orientações sobre a matrícula constam no edital. Dúvidas relativas à seleção para a Residência Médica podem ser encaminhadas para o e-mail: residenciamedica2024@iaupe.com.br.

Residência em Área Profissional de Saúde (Uniprofissional e Multiprofissional)

As inscrições para a seleção para o Programa de Residência em Área Profissional de Saúde (Uniprofissional e Multiprofissional) devem ser feitas por meio deste link. Podem participar estudantes que comprovem a conclusão do curso de graduação exigido pelo programa ao qual o candidato pretende concorrer até a data da matrícula na SES-PE ou graduados que atendam aos pré-requisitos específicos do edital. Os documentos necessários para a inscrição constam no edital, disponível no site do Iaupe. A taxa de inscrição é de R$ 290,00. Os candidatos que preencherem os requisitos determinados no edital podem solicitar isenção do pagamento até 29 de outubro.

Na Univasf, foram disponibilizadas 4 vagas para o Programa de Residência em Enfermagem em Urgência e Emergência e 11 vagas para os Programas de Residência Multiprofissional em Intensivismo e em Saúde Mental, distribuídas entre as áreas de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Psicologia. O quadro de vagas está disponível neste link. Os residentes selecionados receberão bolsa mensal no valor de R$ 4.106,09.

O processo seletivo ocorrerá por meio de prova escrita e análise de currículo. As provas serão realizadas em 17 de dezembro no Recife (com qualquer número de inscritos), e em Petrolina, se houver um mínimo de 100 inscritos que optem por fazer a prova nesse município. O resultado final será divulgado até 31 de janeiro de 2024 e o início das residências será em 1º de março de 2024. O cronograma completo e as orientações sobre a matrícula constam no edital. Dúvidas relativas à seleção para a Residência em Área Profissional de Saúde Uniprofissional e Multiprofissional podem ser encaminhadas para o e-mail: e-mail residenciamulti2024@iaupe.com.br.