Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Segundo livro da coleção Educação Ambiental em Debate é lançado pela Univasf

Segundo livro da coleção Educação Ambiental em Debate é lançado pela Univasf

publicado: 29/09/2023 09h55 última modificação: 29/09/2023 10h27
Nicole Muniz

O livro "Educação Ambiental e Sustentabilidade", segundo volume da Coleção Educação Ambiental em Debate, é uma coletânea de artigos que apresentam um panorama abrangente das discussões em torno da educação ambiental e sustentabilidade. A obra foi lançada no dia 12 de setembro e tem como objetivo promover uma abordagem interdisciplinar e inovadora na educação ambiental. A coleção é resultado da colaboração entre professores e estudantes do curso de especialização em Educação Ambiental Interdisciplinar, promovido pelo Programa Escola Verde (PEV) e ofertado pela Secretaria de Educação à Distância (SEaD) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).

A obra está disponível no formato físico e ebook, e o download pode ser realizado gratuitamente através da plataforma Zenodo. A edição física deste livro pode ser adquirida através da plataforma Amazon, mediante pagamento de uma taxa referente à impressão e frete.

O livro “Educação Ambiental e Sustentabilidade” é composto por 13 artigos com temas variados que abordam a educação ambiental e a sustentabilidade em diversas áreas, como desenvolvimento sustentável, agroecologia, justiça ambiental, comunidades indígenas, entre outros. Neste segundo volume, o prefácio foi escrito pela vice-reitora da Univasf, Lucia Marisy de Oliveira. Cada livro da coleção é agrupado por sub-temas relacionados ao meio ambiente. O primeiro, lançado em julho, teve como tema o papel da formação de docentes para o desenvolvimento da educação ambiental.

Organizada pelo coordenador da especialização em Educação Ambiental Interdisciplinar, Paulo Roberto Ramos, pelo também docente do curso Hesler Piedade Caffé Filho, e pelo colaborador da SEaD Enos André de Farias, a coleção reúne os artigos produzidos nos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) dos estudantes e de professores da especialização. Para o professor Paulo Ramos, a relevância do livro se deve às temáticas relacionadas à sustentabilidade. “Este segundo livro é muito importante porque mostra o quanto a educação ambiental é uma peça fundamental para o desenvolvimento da sustentabilidade”, afirma.