Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Semana da Criança promoveu atividades culturais na Brinquedoteca do Espaço Plural da Univasf

publicado: 10/10/2019 14h53 última modificação: 11/10/2019 09h27
Gersica Brito

Em alusão ao Dia das Crianças, o Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBI) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) realizou a Semana da Criança com uma programação cultural especial na Brinquedoteca Comunitária do Espaço Plural. A ação aconteceu nos últimos dias 8 e 9 de outubro com aproximadamente 200 crianças da educação infantil e ensino fundamental I da Escola Infantil - EMEI Vanda Guerra, de Juazeiro (BA).

Na terça-feira (8), os alunos da educação infantil participaram das atividades. Durante todo o dia as crianças participaram de momentos de Contação de Histórias, Cine Vídeo e Trilha Agroecológica. A Contação de Histórias e o Cine Vídeo foram realizados na Brinquedoteca. Já na Trilha, as crianças tiveram oportunidade de passear pelo Espaço Plural enquanto eram aprendiam um pouco mais sobre educação ambiental.

No segundo dia de programação, as visitas foram feitas pelos alunos do ensino fundamental I. Para eles, o dia de atividades contou com o Projeto Ciência Interativa, que promoveu momentos de experimentos científicos e oficinas práticas. Além disso, os alunos também tiveram oportunidade de aprender noções básicas de inclusão social e acessibilidade com o Projeto IncluirKids.

O objetivo da programação cultural, assim como da Brinquedoteca, foi o de respeitar o direito fundamental da criança de brincar livremente. O coordenador da biblioteca do Campus Juazeiro e também um dos organizadores da Semana da Criança, Renato Marques Alves, ressalta que a intenção da Brinquedoteca é que ela seja utilizada diariamente pelos filhos de estudantes, trabalhadores rurais e escolas da comunidade. A atividade contou com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Univasf.

registrado em: , ,