Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Seminário Jornadas da Caatinga discute o tema “Lutas, retomadas, reconhecimentos” no Campus Serra da Capivara

publicado: 12/04/2023 17h06 última modificação: 12/04/2023 17h06
Renata Freitas

O Colegiado de Antropologia (Cant) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) realizará a quarta edição das Jornadas da Caatinga, de 25 a 28 de abril, no auditório do Campus Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato (PI). Com o tema “Lutas, retomadas, reconhecimentos”, o evento contará com mesas redondas, oficina e apresentação de trabalhos na Mostra de Pesquisa Graduada e Pós-Graduada. O prazo para submissão de trabalhos foi estendido até quinta-feira (13). As Jornadas da Caatinga integram as atividades do projeto Canteiro de Antropologia e são abertas à participação de toda comunidade.

Os interessados em apresentar trabalhos, na modalidade comunicação oral, devem se inscrever por meio de formulário on-line. As normas de submissão constam no Edital Nº 1/2023. As inscrições para ouvintes serão feitas no primeiro dia do evento.
Esta edição traz em sua programação, além de três mesas redondas e da Mostra de Pesquisa Graduada e Pós-Graduada, a Mostra Visual das Jornadas da Caatinga, uma oficina e a conferência de encerramento. O evento terá a presença de docentes e pesquisadores de diversas Instituições de Ensino Superior do país.

A abertura das Jornadas da Caatinga acontecerá às 9h e o tema da primeira mesa redonda, sobre “Indigenidades Comparadas”, será debatido pelos professores Victor Alcântara e Silva, da Universidade de Brasília (UnB); e Camila Galan de Paula, da Univasf. Também participarão como palestrantes convidados nas outras mesas redondas os professores Gustavo de Andrade Gurão, da Universidade do Estado do Piauí (Uespi), Maria Elza Soares da Silva, da Universidade Federal do Piauí (UFPI); Jacquez Manz, do Instituto Federal do Piauí (IFPI).

As tardes serão destinadas à apresentação dos trabalhos da Mostra de Pesquisa Graduada e Pós-Graduada. Já a Mostra Visual das Jornadas da Caatinga ocorrerá às 19h30, do dia 27 de abril, no Núcleo de Extensão, localizado no Centro de São Raimundo Nonato. A conferência de encerramento sobre o tema “Comunidades quilombolas e a demarcação de territórios estatais” será ministrada às 14h do dia 28 pela pesquisadora Daniela Perutti, do Núcleo de Antropologia da Política (NuAP) da Universidade de São Paulo (USP). A programação detalhada do evento está disponível neste link.

A professora do Cant, Natacha Simei Leal, que integra a organização do evento, lembra que as Jornadas da Caatinga são um seminário anual, que foi suspenso durante a pandemia e está sendo retomado. “Essa quarta edição é muito importante para dar continuidade ao debate e à vida universitária no Campus Serra da Capivara. Como nas outras edições das Jornadas e igualmente nos Canteiros de Antropologia, tentamos sempre trazer a São Raimundo Nonato pesquisadores e pesquisadoras de outras instituições, o que consideramos fundamental para o debate antropológico”, destaca a docente. O evento conta com o apoio financeiro da Fundação de Apoio à pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi).