Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Seminário Sufica debate o tema “Como proteger a biodiversidade em fazendas de fruticultura na caatinga?”

publicado: 23/03/2022 14h54 última modificação: 23/03/2022 14h54
Júlia R. Mendes

Como proteger a biodiversidade em fazendas de fruticultura na caatinga? Este é o tema do Seminário Sufica, que irá acontecer no dia 1º de abril no formato remoto. O evento é realizado pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e por diversas instituições de ensino superior e de pesquisa, nacionais e estrangeiras, que atuam no projeto Sufica. O seminário, que tem como objetivo principal divulgar os resultados obtidos no projeto, será transmitido pelo canal TV UFS no YouTube, das 9h às 11h30. Todos os interessados podem efetuar as inscrições gratuitamente até a véspera do evento.

As inscrições devem ser realizadas através do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Na abertura do evento, será discutido o tema “A Experiência do projeto Manejo Sustentável de Fruteiras na Caatinga (Sufica)”, com a participação da professora do Colegiado de Ciências Biológicas Vinina Ferreira, coordenadora do projeto na Univasf; da líder do Sufica Lynn Dicks, das Universidades de East Anglia (UEA) e de Cambridge; e de Eduardo Aurellano, da Pontifícia Universidade Católica do Chile (PUC). A abertura contará com mediação da professora da UFS Fabiana Oliveira da Silva.

A programação do seminário conta com quatro palestras, que irão abordar os temas: “Práticas agrícolas de baixo impacto: alternativa sustentável para a fruticultura”, “Mamíferos e aves das fazendas na caatinga”, “Insetos das fazendas na caatinga” e “Flora da caatinga”. Em seguida, haverá uma roda de conversa sobre “Lições aprendidas e perspectivas sobre conservação da biodiversidade na fruticultura”, com a participação de representantes do setor produtivo. Haverá também um espaço para comentários e perguntas dos participantes.

Sufica – O Sustainable Fruit Farming in the Caatinga: managing ecosystem service trade-offs as agriculture intensifies (Sufica) é um consórcio internacional de pesquisadores, que tem como objetivo principal aumentar a competitividade e sustentabilidade da fruticultura no Vale do São Francisco. Liderado pela Universidade de East Anglia (UEA), do Reino Unido, e financiado pela Comisión Nacional de Investigación Científica y Tecnológica (CONICYT) do Chile e pelo Fondo Newton-Picarte, o Sufica conta com a parceria da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Universidade Federal de Sergipe (UFS), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Pontifícia Universidade Católica do Chile (PUC), além da Univasf. O projeto também envolve a participação de produtores de uva e manga, das Fazendas Labrunier e da empresa exportadora Primafruit. Mais informações podem ser encontradas no site do Sufica.