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Simpósio de Iniciação Científica do Nema 2024 se consolida como importante oportunidade de preparação e discussão científica para estudantes da Univasf
O Simpósio foi realizado no auditório do Nema. Fotos: Rovani Araújo
Dezessete bolsistas e voluntários apresentaram seus trabalhos de pesquisa, com temas diversos, desenvolvidos ao longo do ano, com o objetivo de discuti-los junto ao público presente na sexta edição do ‘Simpósio de iniciação científica do Nema’ que aconteceu na quinta (21) e sexta-feira (22) passadas, no auditório do Núcleo de Ecologia e Monitoramento Ambiental (Nema) e do Centro de Estudos em Biodiversidade Vegetal (Cebive), ambos com sede no Campus de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O evento contou ainda com a participação de pesquisadores e analistas ambientais.
Essa iniciativa buscou intensificar a colaboração entre o Nema e o Cebive, promovendo a troca de conhecimentos entre seus integrantes e fortalecendo debates e ações voltadas à conservação da biodiversidade vegetal da Caatinga. O foco principal recaiu sobre a flora das áreas impactadas pelas obras do canal do Projeto de Integração do Rio São Francisco (Pisf), conduzidas pelo Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR).
O professor Renato Garcia, coordenador do Nema, destacou a relevância do Simpósio, destacando que o Nema e o Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna) enquanto programas ambientais do Pisf, com bases instaladas na Univasf, aportam cerca de 21% das bolsas de iniciação científica do Pibic ofertadas dentro da universidade. “Este evento é fundamental porque, primeiramente, nós acompanhamos o desenvolvimento dos estudantes que se tornam mais rápidos e com melhor oratória para apresentarem seus trabalhos em outros congressos e eventos como o Scientex que é promovido pela Univasf. É também uma oportunidade de conhecermos os trabalhos deles, discutir junto aos pesquisadores, gerentes e analistas ambientais que temos na base para fortalecer essa formação da iniciação científica dos nossos estudantes”, destacou o professor Renato.
Por sua vez, o professor Daniel Pifano, coordenador do Cebive também enfatizou a importância dos bolsistas: "Os estudantes bolsistas e voluntários são fundamentais para o funcionamento de todas as nossas ações, os pesquisadores sabem muito bem disso e contam com essa colaboração valiosa. O esforço que temos em proporcionar essa estrutura para eles está valendo muito a pena, até mesmo para a manutenção dessa instituição, toda a cadeia produtiva de ciência, técnica, metodologia, criação e divulgação de conhecimento. Eventos como este são essenciais para contribuir com a formação científica dos nossos estudantes, e também demonstrar nossa gratidão a tudo o que é desenvolvido por eles. Além disso, é uma forma de consolidar redes de pesquisa e promover avanços científicos que beneficiam toda a sociedade”, ressaltou o professor Daniel.
O estudante do curso de Psicologia e educador do Espaço Arte, Ciência e Cultura (EACC), Samuel Rios, também salientou a importância do Simpósio de Iniciação Científica do Nema. “É importante para nós estudantes termos uma oportunidade como essa de contarmos com um feedback imediato depois de apresentarmos os nossos trabalhos, conseguimos saber da opinião da equipe em geral, do que podemos melhorar, e assim conseguimos realmente aprimorar o nosso projeto, o nosso trabalho”, finalizou Samuel.
Simpósio Nema
O Simpósio de Iniciação Científica do Núcleo de Ecologia e Monitoramento Ambiental (Nema) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) é um espaço dedicado à apresentação e discussão das pesquisas e ações desenvolvidas pelos estudantes do núcleo. O evento abrange uma diversidade de temas, incluindo a recuperação de áreas degradadas na Caatinga, estudos de germinação de sementes, levantamentos fitossociológicos e florísticos, análises filogenéticas, iniciativas de educação ambiental, pesquisas em ecologia, etnoecologia, entre outros, consolidando-se como um importante fórum para o compartilhamento de conhecimento e experiências acadêmicas.
Por: Assessoria de Comunicação do Cemafauna/Univasf