Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Simpósio do Nepst acontece a partir desta quinta-feira (7)

Simpósio do Nepst acontece a partir desta quinta-feira (7)

publicado: 06/10/2021 16h26 última modificação: 06/10/2021 16h26
Júlia R. Mendes

Com mais de mil participantes inscritos e minicursos esgotados, o Simpósio do Núcleo de Estudos das Paisagens Semiáridas Tropicais (Nepst), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), começa nesta quinta-feira (7). O evento, que tem como tema “Perspectivas e Desafios do Sertão Nordestino”, conta com conferências, mesas temáticas, apresentação de trabalhos e outras atividades. O Simpósio do Nepst acontecerá até sábado (9) de forma on-line e gratuita, com certificado para os participantes. Os interessados ainda podem se inscrever até o dia do evento.

Para realizar as inscrições, basta acessar o site. As conferências e mesas temáticas serão transmitidas pelo canal do Nepst no YouTube, já os minicursos e apresentações dos trabalhos serão realizados pelo Google Meet. A conferência de abertura terá início às 19h com o tema “Política – Natureza e a ideologia na produção do(s) Sertão(ões) sob a égide do discurso do desenvolvimento regional/local: ou a corrida da lebre com a tartaruga”. As conferencistas são as professoras Alexandrina Luz Conceição, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), e Naceli Barbosa Freitas, da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

No segundo dia (8) de programação, a partir das 9h, será realizada a primeira parte dos minicursos para os inscritos. Em seguida, às 14h, haverá as apresentações de trabalhos. O segundo dia se encerra com uma mesa redonda, que irá discutir a “Biogeografia do semiárido nordestino”, com a participação dos professores Bartolomeu Israel de Souza, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Diógenes Felix da Silva Costa, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); e Lucas Costa de Souza Cavalcanti, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Já o último dia do evento (9) é destinado à segunda etapa dos minicursos pela manhã e, à tarde, será realizada a conferência de encerramento, que discutirá as “Vivências e práticas docentes no ensino da Geografia na universidade e na escola”. A conferência inicia às 14h, com a participação da professora Cleide Lima da Costa Falcão, da Universidade Estadual do Ceará (UECE), e José Falcão Sobrinho, da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

Vinculado ao Colegiado de Geografia do Campus Senhor do Bonfim da Univasf, o Nepst conta com a parceria do GT – Geomorfologia, do Campus Garanhuns da Universidade de Pernambuco (UPE), o Programa de Pós-Graduação em Estudos Territoriais da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e o Instituto Federal da Bahia (IFBA) para a realização do simpósio. Mais informações podem ser encontradas no site do evento e no Instagram no Nepst.

registrado em: , , ,