Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Sistema Integrado de Bibliotecas da Univasf promove Campanha do Perdão 2023

Sistema Integrado de Bibliotecas da Univasf promove Campanha do Perdão 2023

publicado: 30/10/2023 14h21 última modificação: 30/10/2023 14h21

Ontem (29) foi celebrado o Dia Nacional do Livro, data que encerra a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, que tem como objetivo incentivar a leitura e a construção do conhecimento, através da difusão do livro, da informação e do acesso a diversas formas de manifestações artísticas e culturais. Para marcar a data, o Sistema Integrado de Bibliotecas (Sibi) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) realiza, a partir de amanhã (31), uma série de atividades, entre elas a Campanha do Perdão 2023. A campanha possibilita aos usuários a regularização de pendências junto ao Sibi.

Os estudantes poderão participar da Campanha do Perdão até 19 de dezembro, por meio da doação de alimentos não perecíveis ou itens de higiene por cada exemplar em atraso em qualquer uma das bibliotecas do Sibi. O objetivo da ação é educar os usuários sobre a responsabilidade com o uso do acervo público e permitir a regularização de pendências através de uma ação social. As doações serão entregues a instituições de caridade da região.

Ainda em alusão à Semana Nacional do Livro e das Bibliotecas, o Sibi disponibilizará amanhã (31) uma nova versão do Manual de Normalização para Trabalhos Acadêmicos, de acordo com as recentes alterações nas normas da ABNT, na página do Sistema. O documento visa orientar a comunidade acadêmica sobre padrões e diretrizes para produção científica.

Troca-troca – O Sibi da Univasf também está participando da Feira Troca-Troca de Livros, que será promovida pela unidade de Petrolina do Serviço Social do Comércio (Sesc), no próximo sábado (4). O evento permite a troca de um livro por um bilhete que dará direito ao participante receber, no dia da Feira, um exemplar equivalente ao gênero entregue. São aceitos livros de ficção e não-ficção, poesia, dramaturgia, romance, crônica, literatura infanto-juvenil e gibis. Os interessados podem entregar os livros e retirar os bilhetes nas bibliotecas dos campi Sede, Ciências Agrárias (CCA) e Juazeiro. As doações podem ser feitas na Univasf até esta quarta-feira (1º). A biblioteca do Sesc Petrolina receberá os livros até o dia 3 de novembro, às segundas, quartas e sextas-feiras, das 9h às 11h e das 13h às 20h.

O diretor do Sibi e bibliotecário da Univasf, Lucídio Lopes, afirma que as atividades visam demonstrar o reconhecimento da importância das bibliotecas, mesmo diante das opções digitais. “Incentivar o acesso ao conhecimento e à leitura continua sendo um dos nossos papeis primordiais como instituição de ensino. Esperamos evidenciar a relevância de ações educativas, realizadas pelas bibliotecas, para engajar os usuários e fortalecer sua formação”, ressalta Lopes.

registrado em: , ,