Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Sistema Integrado de Bibliotecas (Sibi) da Univasf lança aplicativo “Sibi na Palma da Mão”

publicado: 09/05/2023 11h36 última modificação: 09/05/2023 11h36

Tornar as informações mais acessíveis e trazer praticidade aos usuários. Este é o objetivo do aplicativo “Sibi na Palma da Mão”, lançado pelo Sistema Integrado de Bibliotecas (Sibi) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em parceria com o Colegiado de Engenharia da Computação, Campus Juazeiro (BA).  O App está disponível para ser utilizado em dispositivos móveis com sistema operacional Android.

A ferramenta traz informações das sete bibliotecas que integram o Sibi Univasf e possibilita aos usuários o acesso aos serviços do Sistema de forma remota. Segundo Lucídio Lopes de Alencar, diretor do Sibi, o aplicativo trouxe mais praticidade para quem utiliza esses serviços. “O App torna o acesso à informação mais acessível e democrático, além de proporcionar comodidade”, diz.

A inciativa de criar o aplicativo partiu dos estudantes Aurélio José Ribeiro da Silva, Gabriel Bernardo Menezes Carvalho, Rogério Von Czekus Drubi Filho e Jonathan Lucas Gonçalves de Carvalho, na disciplina de Engenharia de Software III, com supervisão do professor Ricardo Argenton Ramos. “A princípio nos procuraram com algumas sugestões e nós apresentamos nossas possíveis demandas. Então, de forma consensual, pensamos num aplicativo que pudesse tornar prático a consulta do usuário ao site do Sibi”, conta Alencar.

Com o lançamento do aplicativo, o Sibi espera uma maior aproximação entre a comunidade acadêmica e o Sistema. “Esperamos tornar o Sibi ainda mais acessível, fornecendo aos usuários informação segura, praticidade de acesso, alcance remoto e maior proximidade do usuário com as bibliotecas”, afirma Alencar.

É possível baixar o aplicativo a partir de link disponível na bio do Instagram do Sibi Univasf, no portal do Sibi e na tela de consulta do Catálogo Pergamum.