Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Site do programa Univasf Sustentável divulga ações socioambientais realizadas pela Universidade

publicado: 07/08/2017 17h21 última modificação: 07/08/2017 17h21
Mônica Santos
Capa do site do programa Univasf Sustentável

As ações e os princípios da responsabilidade socioambiental nas atividades da administração pública no âmbito da Universidade Federal do Vale São Francisco (Univasf) estão disponíveis a toda a comunidade por meio do site do programa Univasf Sustentável. O site é uma plataforma desenvolvida pela Diretoria de Desenvolvimento Institucional (DDI) da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Propladi), que se propõe a divulgar os projetos sustentáveis em que a Univasf está envolvida.

A iniciativa partiu da necessidade de criar um canal para concentrar e divulgar quais os planos e iniciativas sustentáveis que vinham sendo realizados, com o objetivo de unir a administração pública, a academia e a comunidade externa. No site, é possível ter acesso a todas as ações, iniciativas, campanhas em que a Universidade está presente, além da legislação ambiental e de planos do governo federal.

De acordo com o diretor da DDI, professor Clovis Ramos, o objetivo da página é contribuir para fortalecer as políticas ambientais dentro e fora da Universidade. “Queremos reforçar a participação de toda a comunidade e divulgar as ações de sustentabilidade realizadas na Univasf, buscando um relacionamento que eduque e fomente iniciativas sustentáveis na instituição”, afirma.

Dentre as ações presentes no site, está a coleta de óleo de fritura, projeto piloto que acontece no Campus Ciências Agrárias (CCA), a coleta de pilhas e de baterias, que acontece nos campi Sede, CCA e Juazeiro e que visa evitar o descarte inadequado e criminoso de pilhas e de baterias no lixo comum, a fim de combater a contaminação do solo, da água, de pessoas e de animais e a entrega de canecas para os servidores da Univasf, para que haja a diminuição do uso de copos descartáveis na instituição. O usuário também tem acesso ao Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS) da Univasf, que define os objetivos e as responsabilidades, bem como ações, metas, prazos de execução e mecanismos de monitoramento e avaliação, que permitirão à Universidade estabelecer práticas de sustentabilidade e racionalização de gastos e processos.

A página, que adota a cor verde como uma forma mais rápida de comunicar o tema e o objetivo do programa e por ser a cor padrão utilizada pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), disponibiliza um Banco de Ideias, onde é possível apresentar sugestões para processos e ações que destinadas ao Programa Univasf Sustentável. Para isto, é necessário apenas preencher um formulário online. A legislação ambiental e outras ações desenvolvidas pela comunidade acadêmica também podem ser acessadas pela página do programa Univasf Sustentável.