Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Solenidade de Abertura do Semestre 2017.1 da Univasf acontecerá na próxima segunda-feira (19)

publicado: 16/06/2017 12h17 última modificação: 19/06/2017 09h34
Renata Freitas
Solenidade de Abertura do Semestre 2017.1 terá palestra e apresentação cultural

As atividades acadêmicas do primeiro período letivo de 2017 da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) começarão na próxima segunda-feira (19). E para marcar este início, a Univasf promoverá a Solenidade de Abertura do Semestre, na segunda-feira, a partir das 19h, no Complexo Multieventos, Campus Juazeiro (BA), em clima junino, com palestra sobre ciência no Sertão, forró e barracas de comidas típicas. Toda a comunidade acadêmica está convidada a participar do evento.

A cerimônia contará com a participação especial do professor Helinando Pequeno de Oliveira, conferencista convidado; e apresentação cultural com forró de Dalmo Funchal, egresso de Psicologia da Univasf. Estarão presentes à solenidade o reitor da Univasf, Julianeli Tolentino de Lima, e a pró-reitora de Ensino, Monica Tomé. A cerimônia será transmitida ao vivo pela TV Caatinga.

O conferencista da noite, professor do Colegiado de Engenharia Elétrica e do Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Materiais da Univasf, Helinando Pequeno de Oliveira, falará sobre o tema “Ciência Sertaneja: A Interiorização do Conhecimento”. Ele irá abordar a ciência contextualizada com a realidade do Sertão e o dia a dia do sertanejo, impulsionada graças à interiorização das universidades e à implantação da Univasf no Vale do São Francisco.

“A palestra vai falar sobre o Sertão, com seus problemas e potencialidades e vai mostrar a importância da Universidade como agente transformador, com o papel de formar cidadãos críticos e que produzem conhecimento”, diz o palestrante.

Integração – Um momento de integração entre os estudantes, docentes e técnicos administrativos da Univasf acontecerá em ritmo de forró, ao som do músico Dalmo Funchal, no Hall do Multieventos, a partir das 21h. Estudantes veteranos estarão com barracas de comidas típicas e outros itens à venda, como camisas e chaveiros, para angariar recursos para formaturas e eventos diversos.

“Será um momento muito importante, especialmente porque estamos envolvendo os estudantes veteranos neste evento. A presença dos alunos veteranos irá possibilitar uma maior integração com os ingressantes e permitirá a troca de informações sobre os cursos e a Universidade”, destaca a pró-reitora de Ensino, Monica Tomé.

Os ônibus do serviço de Transporte Estudantil Intercampi da Univasf, ofertado pela Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae), estarão circulando normalmente entre os campi Sede e Juazeiro no horário da Solenidade de Abertura do Semestre. Os itinerários podem ser consultados no site da Proae.