Notícias
Submissão de trabalhos para o 13º Congresso Brasileiro de Agroecologia começam na sexta-feira (30)
A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) sediará o 13º Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA), que terá como temática central “Agroecologia, Convivência com os Territórios Brasileiros e Justiça Climática”. O evento, promovido pela Associação Brasileira de Agroecologia (ABA) junto com a Univasf e outros parceiros, será realizado de 15 a 18 de outubro, no Complexo Multieventos, no Campus Juazeiro (BA). As inscrições para submissão de trabalhos estarão abertas a partir desta sexta-feira (30) e irão até o dia 1º de julho.
As submissões podem ser realizadas por pesquisadores, agricultores, representantes de movimentos sociais e demais interessados. Os trabalhos poderão ser apresentados nas modalidades de resumos expandidos (técnico-científicos), relatos de experiências técnicas, relatos de experiências populares e relatos de experiências populares em vídeo e deverão se enquadrar em um dos 19 eixos temáticos estabelecidos. Informações completas sobre os requisitos para submissão constam no edital, disponível neste link.
O congresso proporcionará um espaço para construção de conhecimento e visibilidade de experiências do campo da agroecologia. Com a promoção de intercâmbio de conhecimentos, submissões de trabalhos, debates sobre temas da atualidade na agroecologia, festival cultural de diversas regiões do país, feira de sementes da agrobiodiversidade e feira da economia solidária. O foco principal será a discussão acerca da agroecologia em busca de fortalecer a convivência com os territórios brasileiros, contribuindo para a justiça climática.
“Será um evento muito importante que vai trabalhar o desenvolvimento sustentável a partir daquilo que o semiárido tem, daquilo que o semiárido é, e envolvendo tanto saberes tradicionais, populares, quanto conhecimentos científicos”, afirma o presidente do CBA e professor do Colegiado de Engenharia Agronômica, Helder Freitas.
A realização do 13º CBA contará com a participação de diversas de instituições públicas federais, municipais, estaduais e, organizações sociais, movimentos e coletivos agroecológicos, instituições de ensino, pesquisa, extensão e desenvolvimento de todo o Nordeste e Brasil. São parceiras na realização do evento o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), a Universidade do Estado da Bahia (Uneb), o Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE), a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), o Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa), o Serviço de Assessoria a Organizações Populares (Sasop), a Rede das Escolas Famílias Agrícolas Integradas do Semiárido (Refaisa) e outros órgãos.
Mais informações sobre o 13º Congresso Brasileiro de Agroecologia podem ser obtidas no site e no Instagram da ABA.