Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Treinamento de uso do Portal de Periódicos Capes acontecerá na Univasf

Treinamento de uso do Portal de Periódicos Capes acontecerá na Univasf

publicado: 15/09/2017 15h25 última modificação: 15/09/2017 15h25
Renata Freitas

Estudantes, professores e pesquisadores terão uma oportunidade de se familiarizar e aprender a utilizar as ferramentas de pesquisa científica disponíveis no Portal de Periódicos Capes durante um treinamento que será promovido na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), por meio do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBI) e da Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) do Hospital Universitário (HU). Realizado em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o treinamento acontecerá nos dias 22 e 23 de novembro, das 9h às 12h e das 14h às 18h, no auditório da biblioteca, no Campus Sede, em Petrolina (PE). Há 140 vagas disponíveis.

As inscrições gratuitas já estão abertas e devem ser feitas pelo Portal da Capes. Para se inscrever, é necessário acessar o “Meu Espaço” e fazer login. Quem ainda não é cadastrado deve criar um perfil em “Novo Usuário”. Após o acesso, os interessados devem clicar na opção “Treinamentos” e localizar no calendário o agendamento para o curso, onde haverá a opção “solicitar inscrição”. O candidato receberá, num prazo até 48 horas depois de se inscrever, um e-mail com a confirmação de sua inscrição.

Direcionado especialmente à comunidade acadêmica da Univasf, o curso também é aberto à participação de interessados de outras instituições. A iniciativa visa divulgar e levar conhecimento aos estudantes de graduação e pós-graduação, docentes, pesquisadores e profissionais em geral sobre o acesso às bases de dados científicos e aos recursos de pesquisa que são oferecidos pelo portal. Os participantes terão direito a certificado.

O curso será ministrado pelo analista de treinamento da Capes Ricardo Quintão e pelos representantes das editoras e sociedades científicas, cujos conteúdos são disponibilizados pelo Portal da Capes. Os participantes do treinamento irão conhecer de forma mais específica o Portal da Capes e as bases de dados Science Direct, Scopus, Compendex, American Society for Testing and Materials – ASTM, Ebsco, SciFinder, Annual Reviews e Integrity.

De acordo com o bibliotecário do SIBI Fábio Lima, que integra a organização do treinamento, esta será uma boa oportunidade para que o usuário se torne autossuficiente nas pesquisas que realizar junto ao banco de dados da Capes. Ele informa que os participantes devem levar notebooks para o treinamento para que possam acompanhar todas as atividades.

Lima esclarece que caso não haja vagas disponíveis para inscrição pelo Portal da Capes, os interessados podem comparecer ao local do evento no primeiro dia do treinamento e assinar a lista de espera presencial. Se houver desistências, o interessado poderá participar do curso.

Este é o primeiro treinamento presencial do Portal da Capes que acontece este ano na Univasf. O último ocorreu em 2015. Os dois últimos treinamentos de base de dados científicos realizados na Univasf foram sobre a Base de Dados Elsevier, em março deste ano e em julho de 2016.