Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf abre processos seletivos para Tutoria de Nivelamento e Monitoria Acadêmica

publicado: 12/04/2017 15h20 última modificação: 12/04/2017 15h20
Lucas Sobreira

A Pró-Reitoria de Ensino (Proen) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) está com inscrições abertas, a partir de hoje (12), para processos seletivos para projetos de Tutoria de Nivelamento e para Monitoria Acadêmica do Programa Integrado de Desenvolvimento e Capacitação Estudantil (Prodescape). Serão disponibilizadas 22 bolsas de tutoria de nivelamento. E na seleção para monitoria acadêmica, há dez bolsas exclusivas para as disciplinas das áreas de Física e Matemática e outras 35 para as demais áreas, distribuídas por ordem de classificação.

As inscrições dos projetos de tutoria de nivelamento deverão ser realizadas pelos professores até o dia 1º de maio. Já para a seleção de projetos de monitoria acadêmica as inscrições deverão ser realizadas também pelos docentes até o dia 3 de maio. Os professores interessados devem realizar a inscrição por meio do Sistema de Inscrição em Processos Seletivos (PS) da Univasf para ambas as seleções.

Os docentes interessados em participar da Tutoria de Nivelamento deverão submeter um projeto, conforme Anexo I do Edital Nº 8/2017, vinculado a uma área de conhecimento no Sistema PS. No projeto de Tutoria de Nivelamento, o docente deve informar quais os perfis e requisitos que o candidato a tutor deve apresentar para concorrer no processo seletivo.

As bolsas de tutoria de nivelamento terão o valor máximo individual de R$ 2.000,00, disponibilizados em cinco parcelas, de R$ 400,00 cada, durante os meses de julho a novembro. O tutor de nivelamento poderá atuar em campus distinto daquele selecionado no ato de inscrição, desde que haja demanda para tal. O resultado final dos projetos de tutoria selecionados será divulgado no dia 12 de maio, no sistema PS.

Monitoria Acadêmica – Para a seleção de monitoria será necessário que os docentes enviem os seguintes documentos digitalizados em formato PDF: ficha de inscrição devidamente preenchida (Anexo I) e Projeto de Monitoria, conforme roteiro disponível no Anexo II do Edital Nº 9/2017.

Os projetos de monitoria deverão envolver uma disciplina ou um grupo de disciplinas de uma mesma área de conhecimento e que sejam ofertadas no mesmo Campus da Univasf. Os projetos classificados poderão ser contemplados com monitores remunerados e/ou voluntários. O valor da bolsa mensal da monitoria remunerada será de R$ 400,00. A classificação final dos projetos está prevista para ser divulgada no dia 12 de maio, na página da monitoria no Sistema PS.

A avaliação dos projetos inscritos, tanto na seleção de tutoria e quanto na de monitoria, caberá à Comissão do Prodescape. Serão selecionados os projetos de tutoria e os de monitoria e posteriormente haverá a seleção dos estudantes bolsistas. Após o resultado dos projetos de tutoria e os de monitoria aprovados, serão escolhidos os tutores e os monitores que irão atuar em cada um deles.

O período de inscrição para os estudantes que irão participar da seleção para tutoria será de 15 de maio a 15 de junho, pelo site do PS. Já o prazo para os estudantes se inscreverem na seleção para monitoria será de 14 a 20 de junho, também pelo site do PS. O cronograma das seleções e demais informações estão disponíveis nos editais.