Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf abre seleção de projetos para Programa Institucional de Bolsas de Incentivo Acadêmico (BIA)

publicado: 19/02/2018 17h39 última modificação: 19/02/2018 17h39
Mônica Santos
Bolsas BIA para estudantes do 1º ou 2º período dos cursos presenciais de graduação.

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), por meio da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), realiza processo seletivo de projetos e bolsistas para o Programa Institucional de Bolsas de Incentivo Acadêmico (BIA). Podem participar da seleção para as bolsas estudantes que estejam regularmente matriculados no 1º ou no 2º período de qualquer curso de graduação presencial da Univasf. As inscrições dos projetos e dos estudantes podem ser feitas até dia 28 de fevereiro.

O edital conta com apoio da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe). As inscrições são realizadas através do Sistema de Processos Seletivos (PS). Para efetivar a inscrição é preciso anexar, em formato PDF, o plano de trabalho do bolsista (Anexo 1 do Edital), o barema do currículo do proponente (Anexo II) e a ficha de inscrição (Anexo III). A escolha dos projetos será feita pela Comissão de Seleção em duas etapas: pré-avaliação das propostas quanto ao enquadramento do projeto ao edital e a análise, julgamento e classificação das propostas.

Os projetos devem ser apresentados por professores ou bolsistas de pós-doutorado, preferencialmente, vinculados a programas de pós-graduação na Univasf que estejam realizando atividades de pesquisa ou extensão com o tema “Convivência com o Semiárido”. Este tema será dividido nos seguintes eixos: Saúde; Energia; Políticas; Água e ambiente; Alimentos e Patrimônio artístico-cultural e histórico no semiárido.

Dentre os pré-requisitos para concorrer estão: ter cursado os três anos do ensino médio em escola pública; não ser bolsista de qualquer outro órgão ou programa regular de bolsas de estudo; não possuir vínculo empregatício com entidade pública e/ou privada ou outra remuneração regular de qualquer natureza.

O número de bolsas disponibilizadas no edital dependerá do quantitativo aprovado pela Facepe e pela Univasf. O aluno selecionado deverá dedicar 12 horas semanais para atividades de pesquisa ou extensão e receberá uma bolsa no valor mensal de R$ 400,00. A vigência das bolsas terá início em 1º de abril de 2018. Mais informações podem ser acessadas no edital, que está disponível no site do PS.

registrado em: , , ,