Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf seleciona projetos e estudantes para Programa Institucional de Bolsas de Incentivo Acadêmico (BIA)

Notícias

Univasf seleciona projetos e estudantes para Programa Institucional de Bolsas de Incentivo Acadêmico (BIA)

publicado: 17/08/2017 17h15 última modificação: 17/08/2017 17h15
Mônica Santos

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), por meio da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), realiza processo seletivo para o Programa Institucional de Bolsas de Incentivo Acadêmico (BIA), que irá selecionar projetos e bolsistas. São disponibilizadas 16 bolsas para estudantes que estejam cursando o 1º período do curso de graduação em 2017.1. O BIA – Univasf tem como objetivo integrar os ingressantes em atividades de pesquisa e extensão. As inscrições podem ser feitas até dia 6 de setembro.

As inscrições são feitas através do Sistema de Inscrição em Processos Seletivos (PS). Os projetos deverão ser apresentados por professores ou bolsistas de pós-doutorado, preferencialmente, vinculados a programas de pós-graduação na Univasf que estejam realizando atividades de pesquisa ou extensão com o tema: “Convivência com o Semiárido”, em um dos seguintes eixos: Saúde no Semiárido, Energia no Semiárido, Políticas Sociais no Semiárido, Água e ambiente, Alimentos no Semiárido e Patrimônio artístico-cultural e histórico no semiárido. 

Para efetivar a inscrição, será necessário anexar os seguintes arquivos digitalizados em formato PDF: Plano de trabalho do bolsista (Anexo I); barema do currículo do proponente (Anexo II) e ficha de inscrição do proponente (Anexo III). A escolha dos projetos será feita pela Comissão de Seleção em duas etapas: pré-avaliação das propostas quanto ao enquadramento do projeto ao edital e a análise, julgamento e classificação das propostas.

Dentre os pré-requisitos para o estudante concorrer às bolsas estão: ter cursado os três anos do ensino médio em escola pública federal, estadual ou municipal; ter sido admitido no ensino médio apenas por progressão de série, não sendo admitido ingresso em escola pública por meio de processos seletivos de qualquer natureza; estar regularmente matriculado no 1º período em algum curso de graduação da Univasf; assumir o compromisso de dedicar pelo menos 12 horas semanais para as atividades de pesquisa ou extensão; não ser bolsista de qualquer outro órgão ou programa regular de bolsas de estudo; Não possuir vínculo empregatício com entidade pública e/ou privada ou outra remuneração regular de qualquer natureza. 

O resultado final da seleção será divulgado no sistema PS da Univasf, a partir de 19 de setembro. A bolsa terá vigência a partir de  de outubro. Mais informações estão disponíveis no Edital Nº 14/2017. 

Cronograma:

Inscrições dos projetos, pelos docentes – até 6 de setembro

Inscrição dos alunos no processo seletivo BIA – até 6 de setembro

Divulgação da relação de projetos e alunos inscritos no programa BIA – 8 de setembro

Julgamento das propostas pela Comissão de Seleção – 8 a 13 de setembro

Resultado final da classificação dos projetos – a partir de 19 de setembro

Divulgação da alocação dos estudantes nos projetos aprovados – 22 de setembro

Entrega de documentação para implementação da bolsa BIA – 25 a 27 de setembro

Início da vigência da bolsa – 1º de outubro de 2017