Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf acompanha entrega de caminhão frigorífico a produtoras rurais de Petrolina

Notícias

Univasf acompanha entrega de caminhão frigorífico a produtoras rurais de Petrolina

publicado: 24/01/2017 17h33 última modificação: 26/01/2017 15h45
Lucas Sobreira

Com o objetivo de promover o desenvolvimento do Território Sertão São Francisco – Pernambuco, melhorar os setores de produção agrícola e fornecer o escoamento dessa produção, foi entregue, ontem (23), pelo governo do Estado, um caminhão frigorífico para o município de Petrolina (PE). O veículo vai beneficar as trabalhadoras rurais de Petrolina que contam com auxílio técnico do Núcleo de Extensão e Desenvolvimento Territorial (Nedet), coordenado pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex). 

O evento de entrega do caminhão foi realizado no Centro de Convenções de Petrolina, durante a solenidade de lançamento do Programa Chapéu de Palha da Fruticultura Irrigada 2017. Diversas autoridades estiveram presentes, entre elas o governador de Pernambuco, Paulo Câmara; o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Nilton Mota; e o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho. O professor Fulvio Torres Flores, diretor de Arte, Cultura e Ações Comunitárias da Proex, representou a Univasf durante o evento. 

Segundo a coordenadora do Nedet do Território Sertão São Francisco – Pernambuco e professora do Colegiado de Medicina Veterinária, Flaviane Monteiro Silva, serão entregues mais dois caminhões nos próximos meses. Um para o município de Orocó, já na semana que vem, e outro para Cabrobó, ainda sem data prevista de entrega. “A entrega desses caminhões visa assessorar o sistema de produção de mulheres rurais. Os veículos vão beneficiar bastante a comercialização dos produtos produzidos por essas mulheres”, disse. 

Para a trabalhadora rural de Dormentes (PE) e coordenadora do Território Sertão São Francisco – Pernambuco, Terezinha Macedo, a entrega do caminhão irá beneficiar muitas comunidades rurais de Petrolina que sentem dificuldade em transportar seus produtos para as feiras livres. “O caminhão é uma conquista nossa, para o benefício das agricultoras. Com ele irão diminuir as dificuldades do transporte dos produtos que agora serão levados ao consumidor com mais higiene e segurança”, enfatizou. 

A entrega dos caminhões frigoríficos é realizada através de Projetos de Infraestrutura e Serviços em Territórios Rurais (Proinf) da Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT), órgão vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). 

Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial - O Núcleo surgiu em 2014 através de um convênio entre o MDA e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). No mesmo ano, o governo lançou um edital para que as universidades pudessem dar assessoria aos territórios rurais. As professoras Lucia Marisy, pró-reitora de Extensão, e Eva Mônica Sarmento concorreram a esse edital e tiveram o projeto aprovado. Desde 2014, Lucia Marisy é coordenadora geral do Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial em apoio ao Território Sertão São Francisco – Pernambuco e Território Serra da Capivara – Piauí; e Eva Mônica, do Colegiado de Zootecnia, coordena o Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial Território Sertão São Francisco – Bahia. 

O Nedet visa oferecer assessoria aos Colegiados Territoriais. Desde auxílio na reestruturação desses colegiados a apoio a editais, com a finalidade de que esses territórios participem de politicas públicas e tenham apoio técnico para minicursos e palestras. “Tudo com o objetivo de que a Univasf possa auxiliar no desenvolvimento territorial na região”, ressaltou a professora Flaviane.