Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf adota Programa de Gestão e Desempenho para servidores Técnico-Administrativos em Educação (TAEs)

publicado: 07/07/2023 15h58 última modificação: 07/07/2023 16h00

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) adotou a partir do final de 2022 o Programa de Gestão e Desempenho (PGD), modelo de trabalho instituído pela Administração Pública Federal, através da Instrução Normativa SGP/ME Nº 65/2020. Por meio do PGD, os servidores Técnico-Administrativos em Educação (TAEs) da Instituição podem aderir a uma das modalidades de trabalho para realizar suas atividades: trabalho presencial, teletrabalho ou modelo híbrido, que mescla atividades presenciais com o teletrabalho. Após um período de seis meses entre dezembro de 2022 e maio de 2023, no qual o PGD funcionou na fase de ambientação em alguns setores da Universidade, houve a ampliação do programa em maio último, com a possibilidade de adesão estendida a outros setores pelo Edital Nº 10, de 3 de Maio/2023.

No momento, 27 setores administrativos desenvolvem suas atividades seguindo os modelos de trabalho do PGD. O programa baseia-se na substituição do controle de frequência dos agentes públicos por uma gestão de pessoas baseada em resultados na inovação nos arranjos de trabalho, tanto em relação aos locais (presencial, teletrabalho e híbrido), quanto aos horários de execução das atividades, que podem ocorrer de forma síncrona e assíncrona. A implantação do PGD visa à redução dos gastos públicos, especialmente com viagens a serviço e manutenção das instalações físicas de trabalho, atração e manutenção de talentos, desenvolvimento do trabalho criativo, redução de afastamentos por saúde e melhoria da qualidade de vida dos participantes.

O pró-reitor de Gestão de Pessoas da Univasf, Bruno Cezar Silva, destaca que o PGD foi criado em nível federal. Na Univasf, todos os setores continuam com pelo menos um turno de atendimento presencial, cujos horários estão disponíveis no site do setor e afixados nas portas de cada setor, informando os contatos dos servidores que estão em PGD. A relação de servidores que aderiram ao programa, juntamente com os contatos dos servidores, está disponível no site da Univasf.

“Estamos deixando claro no site para toda a comunidade o nome dos servidores e telefone dos servidores que estão em PGD, portanto, o atendimento ao cidadão, seja ele interno ou externo não está de nenhuma forma prejudicado”, ressalta Silva. Esta relação de contatos pode ser acessada no site do PGD. Caso alguém se sinta prejudicado, deve formalizar a reclamação junto à Ouvidoria da Univasf. Todas as informações sobre o programa estão disponíveis no site do PGD.