Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf adota sistema próprio para emissão de diplomas digitais de graduação

Univasf adota sistema próprio para emissão de diplomas digitais de graduação

publicado: 01/09/2022 11h52 última modificação: 02/09/2022 08h46
Júlia Mendes

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) adotou um novo sistema para emissão de diplomas acadêmicos de graduação. O documento, que passou a ter emissão digital obrigatória a partir de janeiro de 2022, é emitido na Univasf pelo Sistema de Gerenciamento de Documentos Acadêmicos Digitais (Acadigitus), que foi desenvolvido por servidores e estudantes da própria Instituição e já está em funcionamento.

O Acadigitus foi desenvolvido para atender a Portaria Nº 554/2019 do Ministério da Educação (MEC), que torna obrigatória a expedição do diploma digital pelas Instituições de Ensino Superior (IES), pertencentes ao Sistema Federal de Ensino. Na Univasf, para solicitar a emissão da primeira via do diploma digital, o graduado deve preencher o formulário de expedição de diploma e anexar os documentos listados no site da Secretaria de Registro e Controle Acadêmico (SRCA), em um único arquivo, em formato PDF. A entrega do diploma ocorre em até 120 dias pelo Acadigitus.

O novo sistema, que desde a sua implantação em janeiro último já emitiu mais de 400 diplomas, foi criado por meio de uma pesquisa desenvolvida pela servidora da Secretaria de Registro e Controle Acadêmico (SRCA) Keylha Hüller, no mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (Profnit) da Univasf, e pelo estudante de iniciação científica Jorge Gomes, do curso de Engenharia da Computação, sob a orientação da professora Vivianni Marques.

Keylha conta que o sistema entrou em fase de homologação em 2022, e após a realização de diversos testes, os diplomas digitais começaram a ser emitidos, registrados e disponibilizados para todos os graduados. “Essa tecnologia marca o pontapé inicial da Univasf no cenário de transformação digital proposta pelo Governo Federal”, destaca.

O registro do programa de computador foi concedido à Univasf pelo Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) em dezembro de 2020. Em 2021, o código fonte foi fornecido à Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) que passou a administrar o sistema e integrá-lo à plataforma de assinatura digital da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), responsável pelo processo de assinatura no padrão ICP-Brasil, conforme estabelece a norma do MEC.

Atualmente, o Acadigitus é gerenciado pela Coordenação de Expedição e Registro de Diploma (CERD) da SRCA, tendo como coordenadora a servidora Silvana de Brito. Mais informações sobre a emissão dos diplomas de graduação na Univasf podem ser encontradas no site da SRCA.