Notícias
Univasf apresenta proposta de estudo técnico-científico sobre efeitos da queima da cana-de-açúcar
A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) elaborou, a pedido do Ministério Público Federal (MPF) em Petrolina/Juazeiro e dos Ministérios Públicos Estaduais (MPEs) de Pernambuco e da Bahia, uma proposta de estudo técnico-científico sobre o efeito do processo de queima da cana-de-açúcar na região. O estudo visa investigar as consequências desse processo nos âmbitos ambiental e da saúde humana.
Os professores da Univasf, Cheila Bedor, do Colegiado de Farmácia e do Programa de Pós-Graduação Ciências da Saúde Biológicas (PPGCSB), e Luiz Cezar Pereira, do Colegiado de Ciências Biológicas e coordenador do Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga), são os coordenadores da proposta. O estudo, caso venha a ser realizado, contará também com a colaboração de professores e técnicos de diferentes cursos e setores da Universidade.
A proposta foi apresentada pela equipe de pesquisadores da Univasf aos representantes do MPF e dos MPEs em reunião realizada na última terça-feira (22). A reunião também contou com a presença de representantes do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) e da empresa Agrovale.
Até a próxima quarta-feira (30), um documento com a proposta de estudo técnico-científico será enviado pela Univasf ao Ministério Público Federal, que deverá encaminhá-lo à Agrovale para discussão e possíveis ajustes.