Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf atinge conceito 4 no Índice Geral de Cursos (IGC)

Univasf atinge conceito 4 no Índice Geral de Cursos (IGC)

publicado: 19/12/2019 09h51 última modificação: 19/12/2019 10h02
Gersica Brito

A Pró-Reitoria de Ensino (Proen), da Universidade Federal do Vale Do São Francisco (Univasf), divulgou os resultados do Índice Geral de Cursos (IGC) e do Conceito Preliminar de Curso (CPC), referentes a 2018. O IGC é um indicador que avalia a qualidade das Instituições de Educação Superior brasileiras, numa escala que vai de 1 (menor nota) a 5 (maior nota). O IGC da Univasf se manteve como no ano passado, atingiu o conceito 4. Já o CPC é indicador de qualidade que avalia os cursos de graduação. Em 2018, foram avaliados os cursos de Administração e Psicologia, que atingiram conceito 4, e Administração Pública (EAD), que obteve conceito 2.

Os fatores considerados para a composição geral da nota do CPC são: o desempenho dos estudantes, avaliados pela nota dos concluintes dos cursos no Enade; valor agregado pelo processo formativo, que é a diferença entre o desempenho observado e o esperado (IDD); o corpo docente do curso; percepção do discente sobre as condições do processo formativo, que se caracteriza pela organização didático-pedagógica, infraestrutura e instalações, oportunidades de ampliação da formação acadêmica e profissional.

Para a secretária executiva da Proen, Alane Pereira de Oliveira, o tempo de consolidação da Universidade é um diferencial para que o bom conceito seja mantido. “À medida que a universidade se consolida, investe em qualificação e capacitação, estrutura, atendimento a demanda cursos de graduação”, ressaltou Alane.

De acordo com o procurador educacional institucional da Univasf, Lino Marcos da Silva, nos últimos três anos, 21 cursos de graduação da Universidade foram avaliados e, deles, 14 atingiram o conceito 4, o que significa aproximadamente 70% dos cursos com este CPC.