Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf autoriza início das obras de urbanização do Campus Senhor do Bonfim

Univasf autoriza início das obras de urbanização do Campus Senhor do Bonfim

publicado: 03/04/2020 15h36 última modificação: 03/04/2020 15h36
Renata Freitas

Campus Senhor do Bonfim receberá um novo acesso, vias e estacionamento, central de lixo e uma quadra poliesportiva.

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), por meio da Prefeitura Universitária (PU), assinou ontem (2) a Ordem de Serviço (OS), que autoriza o início das obras de urbanização do Campus Senhor do Bonfim (BA). O projeto de urbanização prevê a construção de um novo acesso, a pavimentação de passeios, vias e estacionamento, uma central de lixo e uma quadra poliesportiva. As obras serão realizadas na atual área e no terreno doado pela prefeitura de Senhor do Bonfim à Univasf, no último dia 23 de março, por meio da Lei N° 1.522/2020, que visa possibilitar a ampliação do campus.

O terreno tem aproximadamente 19,3 mil metros quadrados de área e está localizado ao lado do campus. Conforme consta na Ordem de Serviço, a empresa vencedora do processo licitatório e contratada para executar a obra é a AB Engenharia Ltda. Serão destinados R$ 759.676,77 para a realização do projeto, elaborado pela equipe da Assessoria de Infraestrutura da Univasf.

O projeto, elaborado pela equipe da Assessoria de Infraestrutura, prevê a pavimentação de cerca de 7,3 mil metros quadrados.

Com a urbanização, serão pavimentados cerca de 7,3 mil metros quadrados de área do Campus. O assessor de Infraestrutura da Univasf, Sérgio Motta, destaca que o plano de urbanização está em harmonia com as outras edificações previstas no grande projeto de ampliação do Campus Senhor do Bonfim. “Todo o projeto de urbanização considera devidamente a localização das futuras edificações do campus, assim como o menor impacto ambiental e total consideração do entorno urbanístico imediato”, assegura.

Entre os pontos altos da proposta de urbanização para o Campus, Motta ressalta ainda que a acessibilidade foi privilegiada com a adoção de, facilitando a locomoção para pessoas com deficiência. O assessor informa também que o desenho do estacionamento respeitou e absorveu o projeto de agrofloresta, que está em desenvolvimento por docentes do campus. “E a quadra poliesportiva, que terá 570,98 metros quadrados de área, vem ratificar o uso comunitário do campus, permitindo a continuidade das práticas esportivas que já acontecem no terreno doado à Universidade”, conta.

Será construída uma alameda de pedestres arborizada no eixo principal da urbanização.

Motta esclarece que a urbanização é a primeira etapa da obra de ampliação do Campus Senhor do Bonfim, que também contará com a construção de um novo bloco com laboratórios, bloco de biblioteca, auditório e refeitório, e da residência estudantil, a ser executada no futuro, a depender de investimentos do Governo Federal. Estes projetos estão em fase de conclusão e serão apresentados à comunidade acadêmica assim que possível. De acordo com o assessor da Infra, os gestores da Univasf estão atuando na captação de novos recursos para estes e outros projetos desde 2019.

O vice-reitor Telio Nobre Leite ressalta que a urbanização será o primeiro passo para o projeto de ampliação da infraestrutura física do Campus Senhor do Bonfim, proporcionando melhorias para estudantes, servidores, terceirizados e para a população da região. “Esta ação é um compromisso que estamos cumprindo com a comunidade acadêmica local, com a prefeitura e a Câmara de Vereadores de Senhor do Bonfim”, afirma.

O Campus Senhor do Bonfim – Inaugurado em 2011 no bairro Santos Dumont, o Campus Senhor do Bonfim tem uma área de 31 mil metros quadrados, onde são ofertadas as licenciaturas em Ciências da Natureza e Geografia e o bacharelado em Ecologia. Atualmente, o Campus conta com biblioteca, auditório, 11 laboratórios, 13 salas de aula, além de infraestrutura administrativa e outros espaços acadêmicos.