Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf comemora 20 anos com apresentação da Orquestra Castro Alves – NEOJIBA

Univasf comemora 20 anos com apresentação da Orquestra Castro Alves – NEOJIBA

publicado: 26/09/2024 16h40 última modificação: 26/09/2024 17h17

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) está prestes a completar 20 anos de atividades acadêmicas, ofertando ensino superior público de qualidade em sete campi situados em seis cidades dos estados de Pernambuco, da Bahia e do Piauí. Para celebrar esse momento, na noite de 18 de outubro, data de aniversário da Instituição, será realizado o Concerto da Orquestra Castro Alves, vinculada ao programa Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (NEOJIBA), que pela primeira vez se apresentará na região. O concerto de aniversário acontecerá no Complexo Multieventos, no Campus Juazeiro (BA), a partir das 19h30.

Toda a comunidade acadêmica e externa está convidada a participar do evento, que será gratuito. É necessário confirmar a presença no concerto até 15 de outubro, pelo e-mail: univasfano20@univasf.edu.br. Haverá transmissão ao vivo pelo canal da TV Caatinga no YouTube.

Formada por 100 jovens com idades que variam de 12 a 22 anos, a Orquestra Castro Alves apresentará um repertório vibrante e diversificado no concerto de aniversário da Univasf. O programa será composto por obras como "Grande Páscoa Russa", de Rimsky Korsakov, "Marcha Eslava", de Tchaikovsky, "Dança Húngara", de Brahms, "Danzón n.2", de Arturo Márquez e "Batuque", do brasileiro Lorenzo Fernandez. A regência será do maestro venezuelano Eduardo Salazar.

Criado em 2007, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) promove o desenvolvimento e integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O programa é mantido pelo Governo do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social pela Música.

Atualmente, o programa beneficia 2,4 mil integrantes diretos em seus 13 núcleos em Salvador e em seis cidades do interior da Bahia, beneficiando indiretamente 6 mil pessoas em ações de apoio a iniciativas musicais parceiras. Além do público baiano, as apresentações do NEOJIBA já foram vistas por milhares de pessoas em oito turnês internacionais nos Estados Unidos e na Europa e quatro turnês nacionais em diversas regiões do país.

Comemoração pelos 20 anos - A programação comemorativa pelos 20 anos da Univasf já promoveu diversos eventos artístico-culturais, entre eles o Festival de Artes, realizado no início de agosto no Cineteatro, no Campus Sede, em Petrolina (PE); e o 3º Encontros Poéticos, que aconteceu na Petrolina Antiga, no último fim de semana de agosto. Também foram realizados eventos acadêmicos, como o II Simpósio Nordestino de Floricultura e Plantas Ornamentais (Sinflor), o 1º Congresso Internacional sobre Mudanças Climáticas e suas Consequências em Territórios Semiáridos, os 15 anos de Engenharia Agronômica da Univasf e o 10º Fórum de Mobilização Antimanicomial do Sertão, que está em andamento até sexta-feira (27), no Campus Juazeiro.

Também segue em andamento o projeto de revitalização do galpão de Artes Visuais e a reforma da Galeria do Cartes, no Campus Juazeiro, que conta com apoio da Lei Paulo Gustavo Bahia, da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. Outras ações e eventos alusivos ao aniversário da Universidade ainda estão previstos para acontecer nos próximos meses e serão divulgados posteriormente.