Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf divulga edital de transferência interna do PS-PVO 2027

Notícias

Univasf divulga edital de transferência interna do PS-PVO 2027

publicado: 05/08/2026 14h57 última modificação: 05/08/2026 14h57

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), por meio da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), divulgou o Edital Nº 18/2026, referente à modalidade de transferência interna do Processo Seletivo para Preenchimento de Vagas Ociosas (PS-PVO 2027). Esta é a primeira etapa do PS-PVO e contempla os cursos com ingresso regular previsto para 2027.1. Poderão participar estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação da Univasf que desejam realizar transferência para outro curso da instituição, desde que atendam aos requisitos previstos no edital. As inscrições estarão abertas de 18 a 25 de agosto. Ao todo, são ofertadas 272 vagas distribuídas entre 17 cursos de graduação da Univasf.

As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente pelo Sistema de Informações e Gestão Acadêmica (Siga). No ato da inscrição, o candidato poderá optar por apenas um curso. O acesso ao sistema deverá ser feito utilizando login e senha, seguindo o caminho Solicitações > Ingresso Extravestibular > Transferência Interna > Solicitar. Os candidatos também poderão cancelar a inscrição entre os dias 18 e 27 de agosto, conforme previsto no cronograma.

Podem participar estudantes que tenham integralizado, no momento da inscrição, entre 20% e 60% da carga horária do curso de origem, possuam vínculo ativo com a Univasf e não tenham ingressado no curso atual por meio de transferência. Também não poderão concorrer candidatos que já tenham sido selecionados em edições anteriores do Processo Seletivo para Preenchimento de Vagas Ociosas (PS-PVO).

Nesta etapa, são ofertadas vagas para os cursos de Antropologia, Arqueologia e Preservação Patrimonial, Artes Visuais (Bacharelado e Licenciatura), Ciência da Computação, Ecologia, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia de Produção (campi Juazeiro e Salgueiro), Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Geografia, Geologia, Gestão Ambiental, História, Medicina Veterinária e Zootecnia, distribuídos entre os campi de Ciências Agrárias, em Petrolina (PE), Juazeiro, Senhor do Bonfim Salgueiro e Serra da Capivara. A distribuição das vagas por curso está disponível no Anexo III do edital.

A classificação será realizada em ordem decrescente do argumento de classificação, calculado com base na média geral do curso de origem e na carga horária integralizada. Em caso de empate, serão considerados o Coeficiente de Rendimento Escolar (CRE) e, persistindo o empate, a maior carga horária cursada com aproveitamento.

O resultado da seleção será divulgado no dia 31 de agosto, na página do PS-PVO no Portal da Univasf. Os candidatos classificados deverão realizar matrícula presencial nos dias 3 e 4 de setembro. Posteriormente, será necessário efetuar a matrícula em disciplinas pelo Siga, no período destinado aos estudantes veteranos, conforme o Calendário Acadêmico 2027.

Após a conclusão da etapa de Transferência Interna, as vagas remanescentes serão destinadas às modalidades da etapa externa do PS-PVO 2027. O edital e seus anexos, o cronograma, o quadro de vagas e demais informações estão disponíveis na página do PS-PVO 2027 no Portal da Univasf.

Cronograma:

4 de agosto de 2026 – Publicação do edital.

18 a 25 de agosto de 2026 – Inscrições para a modalidade de Transferência Interna.

18 a 27 de agosto de 2026 – Cancelamento ou desistência da inscrição.

31 de agosto de 2026 – Divulgação da lista de classificados e suplentes.

3 e 4 de setembro de 2026 – Matrícula presencial dos candidatos classificados.

17 a 30 de setembro de 2026 – Solicitação de aproveitamento de estudos ou dispensa de disciplinas.

Conforme o Calendário Acadêmico 2027 – Matrícula em disciplinas para o semestre letivo 2027.1, pelo Sistema de Informações e Gestão Acadêmica (Siga).