Notícias
Univasf divulga edital do Programa Bolsa Permanência para estudantes de Medicina do Campus Paulo Afonso
A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), por meio da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae), divulga o Edital Nº 8/2025, do Ministério da Educação (MEC), que trata do Programa Bolsa Permanência para estudantes de Medicina vinculados ao Programa Mais Médicos (PBP-PMM), com concessão de bolsas para o ano de 2026. O PBP-PMM prevê a concessão de auxílio financeiro no valor mensal de R$ 700,00 por estudante. Conforme o Edital Nº 9/2026 do MEC, 12 vagas são destinadas à Univasf, que serão distribuídas de acordo com os critérios estabelecidos na normativa vigente e no processo seletivo interno, que será realizado pela Proae.
Os estudantes interessados em participar da seleção para a bolsa devem se cadastrar a partir desta quarta-feira (4) até 20 de fevereiro no Sistema de Gestão do Programa Bolsa Permanência (SISBP), por meio deste link. Após a realização do cadastro no SISBP, os estudantes deverão acompanhar a publicação do edital que será lançado pela Proae, com a regulamentação do processo seletivo interno.
Para concorrer à Bolsa Permanência – Medicina (PBP-PMM), o estudante deverá, obrigatoriamente, estar regularmente matriculado e com matrícula ativa em curso de Medicina autorizado no âmbito do Programa Mais Médicos; possuir renda familiar bruta mensal per capita de até 1,5 salário mínimo; estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com cadastro ativo e data de atualização não superior a 24 meses; não ter concluído outro curso superior; não ser beneficiário de outra Bolsa Permanência no âmbito das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes); atender às demais exigências previstas no Edital Nº 8/2025 e na Portaria MEC Nº 655/2025.
A Proae ressalta que a inscrição no CadÚnico é requisito obrigatório e indispensável e os estudantes sem CadÚnico ativo e atualizado não poderão ser selecionados. O Programa Bolsa Permanência – Medicina é destinado a estudantes de Medicina de cursos autorizados no âmbito do Programa Mais Médicos, conforme a Lei Nº 12.871/2013, com o objetivo de minimizar desigualdades socioeconômicas, contribuindo para a permanência e a conclusão da graduação.
Mais informações estão disponíveis na página da Proae. Dúvidas podem ser encaminhadas à Proae por meio dos e-mails proae@univasf.edu.br e servicosocial.proae@univasf.edu.br e pelo telefone/WhatsApp (79) 99807-8140 (Campus Paulo Afonso).
