Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf e CAR assinam parceria para apoio a projetos de extensão

Univasf e CAR assinam parceria para apoio a projetos de extensão

publicado: 29/11/2023 17h28 última modificação: 29/11/2023 17h28

O reitor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Telio Nobre Leite, recebeu a visita do deputado federal Josias Gomes (PT-BA) na manhã da última segunda-feira (27). O deputado veio acompanhado dos prefeitos Renato Brandão de Oliveira, do município de Andorinha e presidente do Consórcio de Saúde do Território Piemonte Norte do Itapicuru; Regis Cleivys Sampaio Bento, de Sobradinho; e Antônio Ferreira do Nascimento, de Jaguarari, além de representantes da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR). Durante o encontro, Univasf e CAR assinaram termo de cessão de um veículo que irá apoiar as ações de extensão universitária desenvolvidas pela Universidade junto a comunidades de agricultores familiares.

Também estiveram presentes a vice-reitora Lucia Marisy de Oliveira e o superintendente do Hospital Universitário (HU-Univasf), Julianeli Tolentino de Lima, além de lideranças de vários municípios da Bahia. O deputado Josias Gomes destacou a importância da Univasf para o desenvolvimento regional e para a formação da população do semiárido, assim como a relevância de parcerias com a Universidade para fortalecer sua atuação.

A vice-reitora Lucia Marisy de Oliveira falou sobre alguns dos projetos voltados às comunidades rurais e populações tradicionais mantidos pela Univasf, como cursos de graduação e pós-graduação, a exemplo do Pronera, que irá ofertar novos cursos de Medicina Veterinária, Engenharia Agronômica, da especialização em Educação do Campo e do mestrado em Extensão Rural. “Também desenvolvemos muitas ações de extensão em diversas áreas e queremos ampliar ainda mais nossas atividades para essas comunidades”, disse a professora.

O reitor Telio Leite destacou que a parceria com a CAR, formalizada durante o encontro, será importante para fortalecer as ações de extensão já realizadas pela Univasf para agricultores familiares da região. “As parcerias são muito relevantes, porque contribuem para consolidar o trabalho que a Universidade vem executando junto às populações tradicionais e permite que a Univasf continue promovendo o desenvolvimento da nossa região”, afirmou.

Após a reunião, realizada no gabinete da Reitoria, a comitiva fez uma visita ao Espaço Plural, em Juazeiro, onde são realizados diversos projetos de extensão, como o Sisteminha e o Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC), e as atividades acadêmicas dos Programas de Pós-Graduação em Extensão Rural (PPGExR) e de Agroecologia e Desenvolvimento Territorial (PPGADT).