Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf e Casa do Cordel Mulheres Cordelistas lançam e-book de cordéis sobre a pandemia de Covid-19

publicado: 18/12/2020 16h21 última modificação: 18/12/2020 17h49
Layla Shasta

A literatura de cordel, gênero tradicional no Nordeste brasileiro, é o pano de fundo da antologia “Versos para Além dos Metros Quadrados” que, através da poesia popular, retrata o atual cenário de pandemia e distanciamento social. A obra é fruto de uma oficina online realizada pelo Laboratório de Estudos da Cultura Corporal (Leccorpo) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), entre julho e setembro deste ano, em parceria com a Casa do Cordel Mulheres Cordelistas, de Petrolina (PE), e reúne cordéis escritos pelos participantes. O lançamento do livro, disponibilizado em formato digital pela editora Cordelaria Castro, acontece por meio da plataforma Google Meet, na próxima terça-feira (22), a partir das18h.

Para participar do evento, recebendo o link de acesso para a transmissão, os interessados devem entrar em contato com os organizadores através do Instagram do Leccorpo ou da Casa do Cordel Mulheres Cordelistas, além de ser possível solicitar o acesso por e-mail para o endereço da coordenadora do Leccorpo e docente do Colegiado de Educação Física da Univasf, Roberta Mélo: roberta.smelo@univasf.edu.br. Durante a atividade, haverá recitação dos cordéis e, ainda, um bate-papo com cada autor sobre as produções.

Após o lançamento, o livro estará disponível para download nas redes sociais dos projetos envolvidos na produção. O e-book reúne 24 cordéis, escritos por pessoas de diferentes regiões do Brasil, que apresentam versos sobre o contexto da pandemia, abordando a realidade social atual, bem como as inquietações, vivências, estratégias de resistência e perspectivas quanto ao futuro dos autores. Além disso, em diversos poemas há, ainda, orientações com uma linguagem coloquial, lúdica e acessível sobre como evitar a disseminação do novo coronavírus.

A oficina que originou o e-book promoveu duas turmas e buscou pontuar a Literatura de Cordel como recurso criativo de reflexões sobre o cenário da pandemia de Covid-19. Com apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), o projeto contou com a participação e apoio da coordenadora da Casa do Cordel Mulheres Cordelistas, Graciele Castro, sócia fundadora da editora Cordelaria Castro, responsável pela edição do e-book, e ministrante das aulas de literatura das oficinas, e do docente da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) Rafael Rodrigues, que apresentou aos participantes conteúdos informativos sobre o novo coronavírus. A organização do projeto contou, ainda, com o apoio do discente do curso de Psicologia da Univasf Paulo Henrique Magalhães, bolsista do Programa de Bolsas de Incentivo Acadêmico (BIA).

De acordo com Roberta Mélo, esta atividade é uma maneira de proporcionar um maior engajamento da universidade pública com os acontecimentos que têm marcado a realidade social do mundo, além de promover novos laços e redes de sociabilidade. “Em tempos de aflição em relação ao presente e ao futuro, buscamos caminhos para a travessia das dificuldades atuais e encontramos na literatura de cordel, uma manifestação popular marcante de nossa região, uma maneira de estimular o potencial criativo e fazer os participantes compartilharem suas vivências e visão de mundo”, diz a docente.

Leccorpo – Vinculado ao curso de graduação em Educação Física da Univasf, o Laboratório de Estudos da Cultura Corporal (Leccorpo) visa promover estudos e ações sobre o uso e compreensão do corpo na cultura contemporânea, tendo como intuito estimular novas reflexões e debates em torno das práticas corporais, a partir de recortes diversos: sexo, identidade sócio-sexual, raça, religião, classe social, geração, dentre outros. Assim, o laboratório busca motivar posicionamentos críticos das condições oferecidas aos sujeitos e seus corpos no cotidiano, bem como dos mecanismos pelos quais elas são legitimadas.