Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf e Chesf firmam Acordo de Cooperação Técnica para desenvolvimento de pesquisas

publicado: 28/07/2022 15h56 última modificação: 28/07/2022 15h56
Renata Freitas

Roberto Pordeus e Roberto Jefferson Bezerra do Nascimento assinaram o Acordo de Cooperação.

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) assinaram, na manhã de ontem (27), um Acordo de Cooperação Técnica, que visa à realização de ações de pesquisa e ensino e ao compartilhamento de experiências em projetos desenvolvidos no Centro de Referência em Energia Solar de Petrolina (Cresp). A cerimônia de assinatura do documento foi realizada no Hotel Nobile Suítes Del Rio, em Petrolina (PE), com a presença do vice-reitor da Univasf, Roberto Jefferson Bezerra do Nascimento, e do diretor de Regulação e Comercialização da Chesf, Roberto Pordeus.

Participaram da solenidade de assinatura a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da Univasf, Patrícia Nicola; o gerente de Inovação (P&D+I) da Chesf, José Bione de Melo Filho; o diretor de Tecnologia do Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (Cepel), Maurício Barreto; e o diretor de Laboratórios e Pesquisa Experimental do Cepel, Orsino Borges Filho. Estiveram presentes também a diretora do Núcleo de Inovação Tecnológica da Univasf, Cátia Valéria dos Santos Passos Brito; o coordenador do Colegiado de Engenharia Elétrica (Cenel), Joaquim Junior Isidio de Lima, além de docentes e discentes de graduação e pós-graduação da Univasf e gestores da Chesf.

A parceria entre a Univasf e a Chesf teve início a partir da realização de um projeto de Pesquisa & Desenvolvimento e Inovação (P&D+I), concluído no primeiro semestre de 2022, que envolveu outras Instituições de Ensino Superior e de pesquisa no Centro de Referência em Energia Solar de Petrolina (Cresp). Pertencente à Chesf e localizado na região do Pontal Sul, zona rural de Petrolina, o Cresp conta com uma grande estrutura tecnológica destinada ao desenvolvimento de estudos e pesquisas na área de energia solar.

Parceria possibilitará ações de pesquisa e ensino na área de energia solar.

Durante a cerimônia, o gerente de Inovação (P&D+I) da Chesf, José Bione de Melo Filho, ressaltou que a parceria possibilitará uma maior sinergia entre a Chesf e o mundo acadêmico, trazendo frutos para o desenvolvimento da região e gerando projetos de pesquisa, trabalhos de graduação, mestrado e doutorado, assim como novos produtos e inovações tecnológicas. Ele destacou que a cooperação entre as instituições é resultado de um trabalho de mais de dois anos, baseado em confiança e resultados, que atravessou uma pandemia e exigiu a superação de algumas adversidades. “Vamos criar e consolidar um polo tecnológico em Petrolina para que os estudantes se formem e permaneçam aqui para desenvolver essa região e o semiárido”, concluiu.

O diretor de Regulação e Comercialização da Chesf, Roberto Pordeus, classificou a assinatura do acordo de cooperação como um momento histórico para as duas instituições. “Este acordo é extremamente importante. É o primeiro de muitos que iremos firmar com a Univasf. Precisamos dar vida ao Cresp com o corpo de professores, alunos e aulas práticas. O Cresp é um laboratório a céu aberto, tem quer ser explorado e dar retorno à sociedade e é pela Universidade que vamos fazer isso”.

Para o professor do Cenel Adeon Cecílio Pinto, que coordenou na Univasf o primeiro projeto de P&D+I com a Chesf, o acordo de cooperação consolida ainda mais essa relação interinstitucional. “Esse trabalho começou a ser construído no projeto de P&D+I, que também teve a participação de outras instituições. A Univasf conseguiu mostrar que pode contribuir com a Chesf em novos desafios. Isso é muito relevante para nós, porque é uma empresa de grande porte e uma grande geradora de energia, que trabalha com várias fontes renováveis”, observou. O docente enxerga muitas possibilidades para atividades de ensino em laboratório, aulas práticas e realização de pesquisas científicas no Cresp.

O vice-reitor Roberto Jefferson Bezerra do Nascimento destacou que o acordo é de grande importância para a Univasf. “Esta é uma parceria de vanguarda, que vem se fortalecendo e irá possibilitar um espaço importante para os nossos estudantes e pesquisadores desenvolverem estudos e pesquisas inovadores, que contribuam para o desenvolvimento regional, numa área que de extrema importância, que é a de geração de energia”, afirmou. Durante a tarde de ontem, o vice-reitor, docentes e estudantes da Univasf e representantes da Chesf participaram de uma visita ao Cresp para conhecer suas instalações.