Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf e Funasa lançam coletânea de cadernos didáticos técnicos sobre saneamento e abastecimento de água

publicado: 18/03/2024 16h40 última modificação: 18/03/2024 16h54

Servir como instrumento para a capacitação nas comunidades nos eixos de Educação e Participação Social, Gestão dos Serviços de Abastecimento de Água e Operação e Monitoramento das Soluções e Sistemas Simplificados de Abastecimento de Água. Este é o objetivo da coletânea de cadernos didáticos técnicos elaborados pelo projeto de extensão Proágua Rural, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em parceria com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa). Os fascículos serão lançados nesta sexta-feira (22), a partir das 9h, em cerimônia que acontecerá na sede do projeto, localizado no Campus Ciências Agrárias (CCA). Estarão presentes no evento o reitor da Univasf, Telio Nobre Leite, e o presidente interino da Funasa, Alexandre Ribeiro Motta. Haverá transmissão do evento pelo canal da TV Caatinga, no YouTube.

Totalizando três cadernos, a coletânea do projeto Proágua Rural aborda três temas distintos. O primeiro fala sobre Educação e Participação Social, que aborda a educação em saúde ambiental e a importância da participação social, como, por exemplo, a constituição de associações. O segundo caderno tem como temática a Gestão dos Serviços, dando suporte aos gestores municipais a respeito de questões estratégicas, como gestão compartilhada dos serviços com a comunidade e planos de emergência e segurança da água. A terceira obra da coletânea aborda Operação e Monitoramento das tecnologias alternativas de abastecimento de água, focando na sustentabilidade desses sistemas.

Os cadernos são destinados aos habitantes das comunidades rurais de 70 municípios do semiárido, abrangendo sete estados, que o projeto Proágua Rural contempla. Além das comunidades, o público alvo inclui os operadores das tecnologias, possibilitando a sua capacitação; e os gestores municipais, estimulando a gestão compartilhada com as comunidades. A coletânea será disponibilizada, de maneira gratuita, no site do projeto Proágua Rural.

A iniciativa é uma das metas a serem desenvolvidas pelo Proágua, que já estava determinada no Termo de Execução Descentralizada (TED) do projeto. “Esta é uma maneira de difundir conhecimento para as comunidades, operadores das tecnologias de abastecimento e gestores municipais. A parceria entre Univasf e Funasa contribuirá para a capacitação dos diversos atores que atuam no saneamento básico”, afirma o coordenador do Proágua, Anderson Miranda de Souza, docente do Colegiado de Zootecnia da Univasf.

O “Proágua Rural” atua em municípios do semiárido brasileiro com o apoio do Ministério das Cidades. O projeto tem como objetivo implementar ações de apoio à gestão em saneamento em comunidades rurais no semiárido, com foco na gestão, na educação e na tecnologia para a promoção da sustentabilidade das Soluções Alternativas Coletivas de Abastecimento de Água (SACs) e dos Sistemas Simplificados de Abastecimento de Água (SSAAs) implantados pela Funasa.