Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf e Funasa lançam publicações do Proágua Rural e inauguram novo laboratório de estudos em saúde e ambiente

Notícias

Univasf e Funasa lançam publicações do Proágua Rural e inauguram novo laboratório de estudos em saúde e ambiente

publicado: 26/03/2024 15h57 última modificação: 26/03/2024 15h57


O lançamentos dos cadernos técnicos didáticos aconteceu na sede do Proágua Rural.

Dois eventos realizados na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) na última sexta-feira (22), data alusiva ao Dia Mundial da Água, marcaram ações desenvolvidas em parceria com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa). Durante a manhã, houve o lançamento dos Cadernos Didáticos Técnicos, elaborados pelo projeto de extensão Proágua Rural, no Campus Ciências Agrárias (CCA). E no período da tarde, foi inaugurado o Laboratório Avançado de Diagnóstico e Estudos em Saúde e Ambiente (Ladesa), no Campus Sede. Os eventos, que ocorreram em Petrolina (PE), contaram com a presença da vice-reitora da Univasf, Lucia Marisy de Oliveira, e do presidente interino da Funasa, Alexandre Ribeiro Motta.

Também participaram da solenidade de lançamento dos Cadernos Didáticos Técnicos, a superintendente da Funasa em Pernambuco, Helena Magalhães Porto Lira; os coordenadores do Proágua Rural, professores Anderson Miranda de Souza e Daniel Pifano; o prefeito de Petrolina, Simão Durando; o superintendente da Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba (Funetec), Rodrigo Barreto; representantes de vários municípios atendidos pelo projeto, além de servidores e estudantes da Univasf e de instituições de ensino e pesquisa da região. O vídeo com a transmissão do evento está disponível no canal da TV Caatinga, no YouTube.

O coordenador do Proágua Rural, professor Anderson Miranda de Souza, do Colegiado de Zootecnia da Univasf, ressaltou que o projeto atua junto aos governos municipais e representações das comunidades visando sensibilizar a população sobre tecnologias de saneamento rural. O projeto atua em 62 municípios em sete estados apresentando as diversas tecnologias disponíveis e ministrando oficinas para a população. Souza destacou que, a partir de agora, o projeto passa a disponibilizar os Cadernos Didáticos Técnicos, elaborados por pesquisadores, com linguagem simples e conteúdo atualizado para capacitação das comunidades nos eixos de Educação e Participação Social, Gestão dos Serviços de Abastecimento de Água e Operação e Monitoramento das Soluções e Sistemas Simplificados de Abastecimento de Água. As publicações podem ser baixadas no site do projeto Proágua Rural.

Ao final do evento de lançamento, a Univasf e a prefeitura de Petrolina assinaram um Acordo de Cooperação Técnica para atuação em parceria em ações de ensino, pesquisa e extensão na execução de medidas estruturantes de saneamento em comunidades rurais e apoio nas ações de coleta, análise e interpretação de análises da água para consumo humano no município. “Esse convênio será importantíssimo para sabermos como está a qualidade da água que estamos consumindo no município de Petrolina”, disse o prefeito Simão Durando.

Ladesa – Outra parceria da Univasf com a Funasa resultou na implantação do Laboratório Avançado de Diagnóstico e Estudos em Saúde e Ambiente (Ladesa), que está situado no prédio de Colegiados do Campus Sede, em Petrolina (PE). O novo laboratório foi inaugurado na tarde da sexta-feira (22), com a presença da vice-reitora da Univasf, Lucia Marisy de Oliveira; do presidente da Funasa, Alexandre Ribeiro Motta; e da superintendente da Funasa em Pernambuco, Helena Magalhães Porto Lira.

Estiveram presentes à cerimônia de inauguração os professores do Colegiado de Medicina, Rodrigo Feliciano do Carmo, coordenador do Ladesa; e Anderson Armstrong, coordenador do convênio com a Funasa; além do diretor de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPGI) da Univasf, Daniel Tenório. Também participaram membros do Grupo de Pesquisa em Doenças Infecciosas e Negligenciadas do Vale do São Francisco (GPDIN), liderado pelo professor Rodrigo do Carmo.

O laboratório foi criado com o intuito de apoiar o desenvolvimento dos projetos de pesquisa propostos pelo curso de especialização em Saúde Ambiental e Saneamento para Comunidades Rurais, ofertado pela Univasf para servidores e funcionários terceirizados da Funasa, por meio de Termo de Execução Descentralizada (TED). O novo laboratório está voltado às pesquisas nas áreas de epidemiologia, saúde e gestão ambiental. A expectativa é que outras parcerias sejam estabelecidas para a execução de novos projetos que possam contribuir para o trabalho realizado pela Funasa em todo o país.

“O Ladesa tem como propósito servir como hub para dar suporte ao amadurecimento de ideias e desenvolvimento de projetos de pesquisa nas áreas de epidemiologia, saúde humana e ambiente, principalmente para a formação de recursos humanos e desenvolvimento de tecnologias que possam atender as demandas das duas instituições”, afirmou Rodrigo do Carmo.

O presidente da Funasa, Alexandre Motta, destacou que a Univasf fez frutificar duas ações diferentes, realizadas a partir de TEDs, que proporcionaram contribuições importantes à sociedade. “Cada um dos dois projetos teve sua dimensão e deu contribuições extraordinárias. O laboratório é um fruto do processo de formação e qualificação de servidores da Funasa. O Proágua Rural é a extensão voltada para a sociedade que mais precisa, que precisa entender o valor e o quão preciosa é a água que a gente consegue obter tratada e que tem necessidade de manejar adequadamente essa água para poder absorvê-la da melhor forma possível”, comentou. A cooperação entre Univasf e Funasa, segundo ele, trouxe bons resultados para ambas as instituições.

A professora Lucia Marisy de Oliveira, que representou o reitor Telio Nobre Leite nos dois eventos, destacou a excelência do trabalho desenvolvido pelos professores Anderson Armstrong e Rodrigo do Carmo no curso de especialização e na implantação do Ladesa; e pelos professores Anderson Souza e Daniel Pifano, nas diversas ações do Proágua Rural. “Nosso papel é formar a juventude e contribuir para que os profissionais saiam da Universidade com o compromisso social de servir às populações mais vulneráveis e atuar nas comunidades, sobretudo as mais fragilizadas. Então, nesse sentido, é muito importante ver a concretização dessas ações da Univasf em parceria com a Funasa”, comentou. 

registrado em: , , ,