Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf e Ministério Público de Pernambuco lançam “Cartilha Zoonoses, bem-estar animal e guarda responsável”

publicado: 19/10/2023 11h28 última modificação: 19/10/2023 11h51

Estudantes do Centro Municipal de Educação Infantil assistiram a apresentação da cartilha.

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) recebeu uma turma muito especial, que veio acompanhar o lançamento da “Cartilha Zoonoses, bem-estar animal e guarda responsável”, na tarde da quarta-feira (11), véspera do Dia das Crianças. Estudantes do 1º ano do ensino fundamental do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Dr. Washington Barros, acompanhados pelas professoras e equipe técnica da escola, assistiram e participaram ativamente da apresentação da publicação, lançada em parceria pela Univasf e pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE), com o objetivo de promover a guarda responsável de animais.

O lançamento da cartilha foi realizado na sala de reuniões, no gabinete da Reitoria, e contou com a presença do reitor Telio Nobre Leite; da promotora da 3ª Promotoria de Justiça de Cidadania de Petrolina, Rosane Cavalcanti; da secretária de Educação, Cultura e Esportes de Petrolina, Rosane da Costa; e do professor do Colegiado de Medicina Veterinária da Univasf Alexandre Redson Soares da Silva. A iniciativa faz parte de um projeto, coordenado pelo docente, que visa despertar nas crianças a importância da guarda responsável e, com o tempo, contribuir para a redução nos índices de abandono de animais em Petrolina.

Com linguagem leve e ilustrações coloridas, o livreto aborda as principais zoonoses, que são as doenças transmitidas de animais para humanos ou de humanos para animais, aspectos relacionados ao bem-estar animal e à guarda responsável. Muito atentas à explicação do professor Alexandre Redson, as crianças participaram bastante, fazendo perguntas, comentando sobre os assuntos apresentados pelo docente e contando sobre suas relações com os animais.

A cartilha foi produzida pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), sob a coordenação do professor Alexander Welker Biono, que cedeu seu uso ao MPPE e à Univasf. A publicação passou por uma adaptação, com projeto gráfico de Riva Spinelli e editoração de Aline Oliveira, sob a orientação do professor Alexandre Redson.

O docente da Univasf destaca que a educação é um dos pilares que, associado à castração e à adoção de animais abandonados, contribui para reduzir a quantidade de cães e gatos errantes nas áreas urbanas. “É muito importante atuarmos na educação das crianças, desde pequenas, pois a médio e longo prazo teremos uma comunidade formada por pessoas já conscientizadas sobre a guarda responsável, que não irão mais contribuir para o abandono de animais, um problema de saúde pública em muitos lugares”, afirma Redson.

Ele relata que a cartilha foi aplicada, numa ação piloto, pela estudante do doutorado em Ciências Veterinárias no Semiárido Vanessa Anny Souza Silva em uma escola em Petrolina e em outra unidade escolar em Boa Vista (RR), cidade de origem da doutoranda. Essas ações também contaram com a atuação de estudantes do curso de Medicina Veterinária, que participam dos projetos de extensão “Medicina Veterinária do Coletivo e as Escolas de Petrolina” e de iniciação científica “Medicina Veterinária do Coletivo e o Ensino Básico em Petrolina/PE”. Os discentes atuaram na confecção de materiais educativos e nas ações junto às escolas. Redson informa que também serão realizadas capacitações técnicas sobre o assunto para os professores das escolas de Petrolina e oficinas com os estudantes.

Para a promotora Rosane Cavalcanti, esta iniciativa tem grande relevância por contribuir para a educação das crianças e de toda a comunidade escolar sobre a importância da guarda responsável. A secretária de Saúde de Petrolina, Rosane da Costa, também reforçou a importância da parceria envolvendo o MPPE, a Univasf e o poder público municipal.

O reitor Telio Nobre Leite destacou que a Univasf tem várias ações de ensino, pesquisa e extensão realizadas em parceria com a rede básica de educação, que além de contribuir para aproximar a Universidade da comunidade externa, fortalecem a educação na região. “É muito importante para a Univasf atuar nessa ação em conjunto com o Ministério Público de Pernambuco e o governo municipal. Essa união nos fortalece e traz muitos benefícios para a comunidade”, afirmou.

A “Cartilha Zoonoses, bem-estar animal e guarda responsável” será distribuída nas escolas de Petrolina e também está disponível para download gratuito neste link e no site do MPPE.