Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf e prefeitura de Petrolina dialogam sobre parcerias no Hospital Universitário (HU) e em ações de extensão

publicado: 24/03/2023 10h00 última modificação: 24/03/2023 10h00
Renata Freitas

O reitor pro tempore da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Julianeli Tolentino de Lima, e o prefeito de Petrolina, Simão Durando, discutiram, durante reunião realizada na manhã da última terça-feira (21), diversas ações a serem desenvolvidas em parcerias envolvendo a Instituição e o poder público municipal. A reunião aconteceu no gabinete da Prefeitura, com a presença do secretário de Saúde do município, João Luís Barreto; da secretária executiva de Atenção à Saúde, Ana Carolina Freire; do chefe de Gabinete da Univasf, Miguel Lino Spinelli Rabelo Neto; e do professor do Colegiado de Medicina da Univasf Ricardo Santana de Lima.

Entre as ações discutidas, destacam-se a contratação de profissionais para o Hospital Universitário (HU-Univasf), administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), e o apoio para a ampliação da infraestrutura física do HU. O reitor Julianeli Tolentino informou à equipe de gestores do município que já foi assinada a Ordem de Serviço para a obra de cercamento da área cedida pela União para a Universidade em 2020, onde será construída a ampliação do hospital.

Também foi discutido o estabelecimento de parceria para a retomada do Programa de Consultórios Itinerantes de Oftalmologia e Odontologia, desenvolvido pelo HU-Univasf. Lançado em 2013, o programa é uma ação do Governo Federal com o objetivo de atender estudantes da rede pública de ensino no âmbito dos programas Brasil Alfabetizado e Mais Educação.

O prefeito Simão Durando ressaltou a relevância da Univasf para a região e destacou outras ações que podem ser desenvolvidas para beneficiar a população da cidade, especialmente na área das ciências agrárias. “A importância da Univasf e do Hospital para a cidade é muito grande. Existem muitas ações que podem ser feitas em conjunto com a Univasf, cursos, dias de campo e projetos que contribuam com a causa animal no município”, sugeriu.

O reitor Julianeli Tolentino reforçou que a Univasf tem interesse em atuar ao lado do governo municipal. “Contar com o apoio da prefeitura de Petrolina, município onde estamos sediados e que é referência regional, é muito importante para a Univasf e toda a comunidade”, disse.