Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf e SECTI de Pernambuco promovem II Encontro Interinstitucional de Ciências, Pesquisa e Inovação do Vale do São Francisco

publicado: 29/04/2021 17h01 última modificação: 30/04/2021 12h16
Renata Freitas

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) do Estado de Pernambuco promovem, nos dias 3 e 4 de maio, o II Encontro Interinstitucional de Ciências, Pesquisa e Inovação do Vale do São Francisco. O evento acontecerá das 14h às 17h, na sala de reuniões do Conselho Universitário (Conuni), no prédio da Reitoria, no Campus Sede, em Petrolina (PE), com a participação de representantes de instituições públicas e privadas da área de tecnologia, inovação e desenvolvimento dos setores produtivos. O encontro será transmitido ao vivo pelo canal RTV Caatinga Univasf no YouTube.

A iniciativa tem o intuito de fomentar ações de política de desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação; promover e apoiar ações e atividades de incentivo à ciência, à pesquisa científica e a inovação; discutir ações para a criação e consolidação de ambientes e empreendimentos de inovação no Estado; e contribuir para transformar o Vale do São Francisco num ambiente de referência em soluções digitais para o agronegócio e cidades inteligentes e sustentáveis.

A abertura do II Encontro Interinstitucional de Ciências, Pesquisa e Inovação do Vale do São Francisco contará com a presença do reitor pro tempore da Univasf, Paulo César Fagundes Neves, e do secretário Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, Lucas Cavalcanti Ramos. O evento é realizado com apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPGI), pelo Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) e pela Assessoria do Setor Produtivo do Campus Ciências Agrárias (CCA) da Univasf. A programação detalhada está disponível abaixo.

De acordo com a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da Univasf, Adriana Gradela, o encontro é importante para colaborar ativamente com o desenvolvimento da ciência, da pesquisa, da inovação e das políticas públicas regionais do Vale do São Francisco, levando as demandas de Pernambuco a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, fomentando ações de política de desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação. Ela destaca que a primeira edição do evento, realizada em dezembro de 2020, possibilitou um estreitamento do relacionamento entre a PRPPGI da Univasf e a Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe) e o lançamento de editais de bolsas voltados à interiorização.

PROGRAMAÇÃO:

Segunda-feira - 03/05/2021

Reunião estratégica: 09h30min- 10h:30min.

Projetos “Robótica Educativa, Cursos de Idiomas e Digitalização do Laboratório e Museu Didático de Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres" – Lúcia Marisy Souza Ribeiro de Oliveira, PROEX, Univasf

14h - 14h20 – ABERTURA

Universidade Federal do Vale do São Francisco: Reitor Prof. Dr. Paulo César Fagundes Neves e Secretário Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco: Lucas Cavalcanti Ramos

14h20 - 14h50 – Tecnologia “Desenvolvimento de protótipo optoeletrônico para determinação não-destrutiva dos atributos de qualidade e estágio de amadurecimento em uvas viníferas" – Prof. Daniel dos Santos Costa, Univasf

14h50 - 15h10 – Portfolio Tecnológico da Univasf – Profa. Michely Diniz, NIT- Univasf

15h10 - 15h20 - Intecvasf – Prof. Rômulo Calado, NIT Univasf.

15h20 - 16h – Panorama atual da vitivinicultura no Vale do São Francisco - Ricardo André Oliveira Henriques, Diretor Técnico da Rio Sol.

16h - 17h – Discussão

17h – ENCERRAMENTO

Terça-feira – 04/05/2021

14h - 14h30 – “Perspectivas de subprodutos do Vale do São Francisco como coprodutos e ingredientes na alimentação de ruminantes” – Prof. Mário Adriano Ávila Queiroz, Univasf.

14h30 - 15h – “Alimentos e subprodutos do semiárido nas rações de não-ruminantes para produtores e indústrias" – Prof. José Fernando Bibiano Melo, Univasf

15h - 15h30 – Proposta de Criação do Centro Vocacional Tecnológico em Produção Agropecuária – Andersom Miranda de Souza, DSP – Univasf

15h30 - 16h – Discussão e encaminhamentos.

16h – ENCERRAMENTO